Saúde

Em Carazinho: Cirurgia inédita de retirada de tumor cerebral por dentro do nariz

Dezembro 03 / 2021

No dia 01/12 foi realizada a inédita cirurgia de retirada de tumor cerebral por dentro do nariz na cidade de Carazinho. A cirurgia minimamente invasiva foi realizada no Hospital de Caridade de Carazinho pelos cirurgiões Dr. Gustavo Espanhol - Otorrinolaringologista, Dr. Rafael Espanhol e Dr. Matheus Balen – Neurocirurgiões. 

Nesta cirurgia, de alta complexidade, os cirurgiões fazem o acesso por dentro do nariz, através de um aparelho de vídeo, entrando embaixo do crânio e acessando o local do cérebro onde está localizado o tumor. O tumor retirado no dia 01/12 era um macro adenoma de hipófise que estava comprimido o quiasma ótico ocasionando perda de visão e dores de cabeça. 

Tal cirurgia dispensa cortes externos e também diminui o tempo de internação na UTI, trazendo mais conforto ao paciente. O paciente operado passou bem logo após a cirurgia e não precisou permanecer com sedação forte ou intubação na UTI, o que não seria possível se a cirurgia fosse realizada de forma convencional para este tipo de tumor.

Os cirurgiões, que possuem formação no exterior, Dr. Gustavo Espanhol (EUA e Itália) Dr. Rafael Espanhol (Alemanha), consideram que a medicina de carazinho vem evoluindo de forma rápida e estas novas técnicas vão beneficiar os pacientes que não precisarão mais se deslocar para grandes centros para poderem realizar este tipo de tratamento. Também é importante lembrar que o Hospital de Caridade de Carazinho está melhorando cada vez mais a estrutura para que seja possível realizar cirurgias de alta complexidade.


(Fonte: Eclinic Medical Center).





Publicado por: Ana Maria Leal E-mail: anamaria@gazeta670.com.br
Compartilhe esta notícia em suas redes sociais