Educação

Acadêmicos constroem a nova Política do Estudante da UPF

Junho 10 / 2021

Visando fortalecer o protagonismo estudantil, a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Setor de Atenção ao Estudante (SAEs), promove uma série de encontros para construir a Política dos Estudantes UPF. O objetivo é garantir que os debates sejam espaços abertos para que acadêmicos de todos os cursos da Universidade possam contribuir com sugestões, ideias e propostas. Os debates estão ocorrendo ocorrem no modo remoto, ao longo da semana, contemplando todos os cursos de graduação e pós graduação, tanto em Passo Fundo como nos Campi. Em torno de 500 estudantes estão envolvidos diretamente nesse processo, promovendo uma movimentação de caráter plural e multidisciplinar.

De acordo com Ângela Soares, coordenadora do SAEs, a construção da Política dos Estudantes é um passo importante para que, cada vez mais, os acadêmicos sintam-se parte dos momentos de consolidação da história da Universidade. ''Os estudantes da UPF são os verdadeiros protagonistas de todo esse processo, o que nos faz acreditar cada vez mais na sua potência, na capacidade de articulação, no pensamento crítico, e, principalmente, na clareza do seu papel na Instituição. O SAEs propicia este espaço/tempo de diálogo e o processo de construção da Política do Estudante confirma o que de antemão já sabíamos, como são preciosos pra nós'', observa, ressaltando a importância da participação de todos nos encontros.

Silvana Ribeiro também integra a equipe do Setor Atenção ao Estudante e acompanha de perto as movimentações acadêmicas. Ela destaca que a construção da Política vem sendo organizada, pensada e escrita com os estudantes. Silvana lembra que, primeiramente foi organizado um grupo de trabalho com estudantes vinculados ao SAEs, visando construir a minuta da política. Na sequência, através do App Sou UPF, todos os estudantes receberam uma mensagem informando e convidando para se juntar aos que já estavam deflagrando esse processo. ''O desejo é de que as palavras deste documento digam aquilo que os estudantes acreditam ser indispensável na trajetória da Universidade de Passo Fundo, descrevendo assim seu o papel no processo formativo na UPF'', pontua Silvana Ribeiro.


Confira a programação e agende-se para participar


10/06 - 18h

Estudantes dos cursos de Enfermagem, Estética, Farmácia, Fonoaudiologia, Nutrição, Ciências Biológicas

Link - https://meet.google.com/cyh-mapo-uxb


11/06 - 18h

Estudantes do curso de Direito

Link - https://meet.google.com/vji-vjfi-ubd?authuser=0


18/06 - 18h

Estudantes dos cursos de Arquitetura, Engenharias Ambiental, Civil, de Produção, Elétrica, Mecânica, Química e Arquitetura

Link - https://meet.google.com/cpd-kaad-pij

 

(Por: Assessoria de Imprensa Fotos: Carla Vailatti).



Publicado por: Ana Maria Leal E-mail: anamaria@gazeta670.com.br
Compartilhe esta notícia em suas redes sociais