Geral

Presidente da AL participa de encontro da ACIC Carazinho

Maio 03 / 2021

''O nosso poder é legislador e não executor de políticas públicas''. Essa foi a afirmação de início do Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa (AL) do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza do MDB. Souza participou do Ideias na Mesa desta segunda-feira (3) como convidado especial da Diretoria Executiva da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC). 

Cassiano Scheibe Vailatti, presidente da ACIC, iniciou a reunião almoço agradecendo a presença do presidente da Assembleia Gaúcha pela presença. ''É um prazer termos mais um presidente da Assembleia Legislativa do nosso estado aqui conosco para dissertar acerca das pautas e desafios do legislativo em tempos de pandemia''. 

O presidente do Legislativo gaúcho iniciou sua pauta citando mudanças nos processos de trabalho da Assembleia Legislativa do RS e que ocorreram a partir da crise instalada pela pandemia da covid-19. ''Há um ano estamos passando por profundas transformações de trabalho, em todas as instancias da produção legislativa e da administração do poder. Tivemos de nos tornar mais céleres, mais objetivos, mais presentes, apesar da distância física, trabalhamos muito mais nesse período'' afirma, e ainda, ''a transformação dos costumes da casa, tiveram que se dar quase que do dia para noite. A rapidez das respostas passou a ser imperativa para a sobrevivência, do mesmo modo, a eficiência nas soluções e a celeridade na execução dos serviços sem deixar a transparência vigente nas decisões''. 

Souza ainda citou alguns feitos da assembleia dentro do período de sua presidência, como a instalação de uma CPI para investigar aumento dos preços de medicação usada no combate a pandemia; destinação de mais de R$ 5 milhões do orçamento para os pronto atendimentos do estado; a primeira AL no País a aprovar a autorização para que o executivo estadual possa adquirir vacinas contra a covid-19; mediação para garantir apoio financeiro aos setores mais afetados pela pandemia; a instalação da comissão de representação externa par acompanhar a vacinação no RS; ação conjunta com TJRS, MPRS, DPRS e TCE-RS para repasse de R$ 70 milhões aos hospitais do estado e a formalização de compras de vacinas junto ao laboratório União Química.  Dentro dessas ações o presidente ainda mencionou que ''um de nossos projetos são os seminários para discutir o RS pós pandemia, onde apontaremos caminhos para o futuro do estado onde a participação de entidades como a ACIC será de suma importância'' disse Gabriel Souza. 

O palestrando findou sua participação na reunião online, respondendo alguns questionamentos dos participantes e após encerrou dizendo que algumas mudanças ficarão para sempre na AL e no País. ''Sejam elas no campo das relações pessoais e de trabalho, nas formas de produção, nos modelos de sustentabilidade econômica, nas gerações de emprego e renda, algumas transformações estarão para sempre em nossas vidas''.  

Estiveram presente no evento, online, a Diretoria Executiva da ACIC, além do presidente do SINDICAR, Moisés K. dos Santos; o vice-presidente da OAB- Subseção de Carazinho, Adolf Papke; o presidente do Sindilojas, Adel Tamimi e associados convidados. 

O Ideias na Mesa é um evento semanal da ACIC, que conta com o patrocínio das empresas, Carazinho Veículos; Supermercado Economia e E-Atacarejo; Schuster & Medeiros; Seanet, Radiologia Carazinho; Sicredi e SM Construções.


(Fonte: Assessoria de Comunicação ACIC).






Publicado por: Ana Maria Leal E-mail: anamaria@gazeta670.com.br
Compartilhe esta notícia em suas redes sociais