Agricultura

Inspetoria de Carazinho alerta para obrigatoriedade da Declaração Anual de Rebanho

Abril 28 / 2021

A Inspetoria de Defesa Agropecuária de Carazinho alerta para a obrigatoriedade da Declaração Anual de Rebanho por parte dos Produtores Rurais cuja data é o dia 31 de maio de 2021. Esta é uma das obrigações sanitárias previstas em lei, em que os produtores devem seguir.

Tem sido pouca a procura por parte dos produtores para fazerem a declaração, por isso a veterinária Carolina Sallis Bittencourt, que ocupa a função de Fiscal Estadual Agropecuário do órgão alerta que, caso o produtor queira imprimir o formulário e enviar para o email, este encontra-se disponível no link  https://www.agricultura.rs.gov.br/produtor-rural

Vale lembrar que esta é uma das obrigações que o Produtor Rural deverá seguir, além de sempre antes do carregamento e transporte de animais, o responsável deverá emitir a GTA em uma unidade local da SEAPDR ou pela internet, através do sistema (SDA). O Produtor Rural que receber os animais tem até 30 dias após a emissão da GTA para regularizar a entrada dos animais na Inspetoria de Defesa Agropecuária-IDA. 

Estas obrigações sanitárias são necessárias para a manutenção do status de livre de febre aftosa sem vacinação ao qual o RS busca na Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), agora em maio. A homologação do status, por parte da OIE na assembleia geral, deve ser realizada em maio, na França.

IDA Carazinho: ivz-carazinho@agricultura.rs.gov.br

FONE/Whats: (54)3329-3582

 


Publicado por: Ana Maria Leal E-mail: anamaria@gazeta670.com.br
Compartilhe esta notícia em suas redes sociais