Geral

Inova RS discute projetos estratégicos na saúde e no agronegócio

Março 15 / 2021

A Mesa do Programa Inova RS na região Produção e Norte promove na quarta-feira, dia 17 de março, às 14 horas, a primeira reunião de 2021. O encontro virtual reunirá lideranças regionais para a articulação de estratégias de implementação dos projetos prioritários nas áreas de tecnologias associadas à saúde e tecnologias associadas ao agronegócio. A transmissão ao vivo será pelo Facebook da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Os projetos dão continuidade à trilha do Inova RS, cuja etapas anteriores foram a definição da visão de futuro da região e a priorização de projetos com significativo potencial de impacto no desenvolvimento regional. O objetivo agora é dar continuidade a estes projetos, com o engajamento das entidades da Mesa em atividades conjuntas de liderança e execução.

A Universidade de Passo Fundo (UPF) integra o Programa. De acordo com o representante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS e coordenador do Comitê Estratégico do Ecossistema da Região Produção e Norte do Programa Inova RS, Eduardo Angonesi Predebon, a articulação das estratégias de implementação dos projetos prioritários é o desafio desta primeira reunião da Mesa de 2021. "A nossa prioridade será o desenvolvimento de estratégias logicamente conectadas e que todos os atores-chave estejam inseridos e cientes das estratégias e projetos de desenvolvimento uns dos outros, consolidando as suas responsabilidades mútuas e recíprocas na maturação de nosso ecossistema de inovação", comentou.

Para a representante da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul ? UERGS e vice-coordenadora do Comitê Estratégico do Inova RS, Daniela Mueller de Lara, o encontro será uma oportunidade de engajamento das lideranças a partir da visão de futuro escolhida para a região. "Acredito que quanto maior a participação dos atores estratégicos presentes do ecossistema, maiores serão as construções e consolidações nos projetos prioritários de Tecnologias Associadas à Saúde e Tecnologias Associadas ao Agronegócio", finalizou.


O que é o Inova RS?

É um programa que visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir do engajamento e da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada e os setores empresarial, acadêmico e governamental - quádrupla hélice.


O que é a Mesa do Inova RS?

A Mesa do INOVA RS reúne lideranças da quádrupla hélice e é responsável pela definição da Visão de Futuro do ecossistema, bem como por priorizar e definir os projetos de inovação mais relevantes para a nossa região.


Visão de Futuro da região da Produção e Norte no Programa Inova RS:

Em 2030, a região da Produção e Norte do Rio Grande do Sul será referência latino-americana em inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em tecnologias associadas ao Agronegócio e à Saúde.


(Fonte: Assessoria de Imprensa Universidade de Passo Fundo).




Publicado por: Ana Maria Leal E-mail: anamaria@gazeta670.com.br
Compartilhe esta notícia em suas redes sociais