Coluna Circulando e a política atual.

Tim-Tim por Tim-Tim.

Ana Maria Leal
Junho 08/ 2021

Como houve questionamentos sobre como votou o vereador Adriano Strack no veto do prefeito ao projeto PLL nº 007/2021 (sobre a divulgação da lista de vacinados contra a Covid-19 em Carazinho), inclusive o próprio vereador se explicou nas redes sociais, considero importante trazer esse esclarecimento até aqui.

Detalhadamente:

-Na noite desta sessão (07) estavam presentes 12 vereadores. Foram informados pela presidente Janete Ross de Oliveira 7 votos favoráveis ao veto e 5 contrários, pois Adriano levantou no momento em que foi dito por ela ''Os contrários se manifestem''.

-Adriano, ainda em pé, pediu para se abster, e foi atendido.

-Eu, que estava no plenário, havia entendido que já não dava mais tempo, e que, sim, ele tinha votado. Porém, dá tempo, sim, de mudar de opinião. Mas, eu supunha que a manifestação de pedir para se abster tivesse que ser feita antes da votação começar.

- A presidente corrige a contagem, informando 7 favoráveis e 4 contrários, mas não explica qual o sétimo voto, não fez um levantamento nominal: votaram a favor do veto fulano, beltrano, etc.

- Contei seis votos: Alcindo Águia, Daniel Weber, Jair Fernando da Cruz (suplente que estava no lugar de Deninson), João Hartmann, Márcio Guarapa e Vanderlei Lopes.

- Como a presidente havia informado 7, supus que Adriano tivesse sido calculado como sétimo.

- Após a publicação da matéria no Portal Gazeta, o vereador Adriano esclareceu que não votou, se absteve, e tal abstenção foi válida. Mesmo após ter levantado.

- Nesta terça-feira (08) pela manhã mantive contato com a câmara, e através da assessoria de imprensa, - a quem agradeço - , fui informada que o sétimo voto foi da presidente Janete. A presidente não vota apenas em caso de desempate, mas também quando um veto está em apreciação.

- Só faltou informar isso ontem à noite, na sessão, no momento em que o veto era analisado, e votado.

- Para confirmar, reproduzo aqui esse trecho.

- Ouve-se, nele, também o momento em que o vereador Vanderlei responde a Adriano quando ele pergunta se pode se abster.

 

- E faço a correção do que escrevi: Adriano se absteve, não votou contra, nem a favor do veto.

Procurei o vereador para saber se gostaria de falar no Lado a Lado desta terça a respeito, mas Adriano está bastante ocupado depois de ter chegado há alguns dias em Carazinho, com muito para resolver em seus negócios, e compreendeu que o fato foi esclarecido.  

Espero que da, mesma forma, para as demais pessoas







Compartilhe esta coluna em suas redes sociais