Geral

Especialista fala na Gazeta sobre como se dar bem em uma entrevista de emprego online

Setembro 24 / 2020

Um candidato e um recrutador conversando. Um está em casa e outro na empresa. Imaginou a cena? Isso é possível graças às novas tecnologias aplicadas nos processos seletivos e, entre as mais comuns, está a entrevista online. A pandemia provocada pelo Coronavírus antecipou esse novo método de seleção que vinha sendo utilizado por recrutadores Brasil afora. Uma entrevista virtual é muito parecida com a presencial, porém existem algumas diferenças e você precisa se preparar para aproveitar as oportunidades e não deslizar em detalhes que podem fazer a diferença na avaliação.

Embora ainda pouco utilizado, a entrevista online de emprego pode virar tendência para o futuro do recrutamento e seleção. Mas como se destacar em um processo seletivo virtual? O assunto foi abordado pela gerente de gestão de pessoas na IMED, Caroline Decezaro, durante o programa Lado a Lado Com a Notícia desta quinta-feira (24)


Caroline apontou aspectos que envolvem o antes, durante e depois da entrevista:

· É importante organizar o currículo com informações atualizadas dos dados pessoais, contatos, formação acadêmica, experiências profissionais e projetos relevantes. Currículo objetivo de no máximo uma página e meia é atraente para o recrutador.

· A organização do local é fundamental. Energia e conexão em todos os sentidos fazem a diferença. Verifique como está o sinal de Internet e também a bateria do celular ou notebook.

· Demonstre entusiasmo, o recrutador quer conhecer a pessoa que está do outro lado da tela.

· Enquadre a câmera e esteja em um lugar bem iluminado. Não permita que ruídos possam atrapalhar sua entrevista. Mas se tiver que parar por algum motivo, é só avisar o entrevistador.  Ser verdadeiro é fundamental em uma entrevista seja online ou presencial.

· Outra dica é escutar e quando for a hora de falar é necessário manter a calma e comunicar-se com clareza.

· Acabou a entrevista é só aguardar o retorno. A maioria das empresas entram em contato mesmo quando o candidato não foi escolhido naquele momento.

· Não se preocupe tanto com o cenário. Pode ser um fundo neutro ou uma parede clara. O que não pode é mostrar a casa ou escritório com bagunça.


(Com informações: Assessoria de Comunicação IMED).





Publicado por: Ana Maria Leal E-mail: anamaria@gazeta670.com.br
Compartilhe esta notícia em suas redes sociais