Saúde

Psicólogo fala na Gazeta sobre a relação entre ansiedade e álcool

Agosto 06 / 2020

Muitas pessoas acabam encontrando no álcool uma maneira de enfrentar situações de ansiedade o que muitas vezes pode levar a uma dependência da bebida. 

Para falar a respeito da relação entre ansiedade e álcool Antônio Chaves Filho, psicólogo do Hospital Santa Mônica, em São Paulo, participou do programa Lado a Lado Com a Notícia desta quinta-feira (06). 

Segundo ele o consumo do álcool é algo bastante democrático e por isso pessoas de diferentes idades e gênero são afetadas por esse consumo. A forma como essa ansiedade pode se manifestar em homens e mulheres é variada, conforme o estado emocional da pessoa, mas, quase sempre, os sintomas também afetam a saúde física. 

O psicólogo observa que um dos sintomas é a irritabilidade, a mudança no comportamento da pessoa. Períodos como o que estamos vivendo, de uma pandemia, de distanciamento social, afetam bastante o emocional das pessoas e isso também pode causar ansiedade. Além de saber que é preciso procurar por ajuda profissional qualificada, como psicólogos, psiquiatras, ele acrescenta que iniciativas como meditação e prática de exercícios respiratórios, por exemplo, ajudam muito a superar a ansiedade.




Compartilhe esta notícia em suas redes sociais