Estradas

Com capacidade restaurada, ponte na VRS-824 tem tráfego normalizado

Jornalista Gazeta
Julho 01 / 2020

A ponte sobre o rio Jacuí-Mirim, que liga os municípios de Fortaleza dos Valos e Quinze de Novembro pela VRS-824, tem o tráfego normalizado nesta quarta-feira (1°/7). Com o término das obras de recuperação da estrutura, executadas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) - vinculado à Secretaria de Logística e Transportes -', a travessia teve o retorno à capacidade de 24 toneladas. A partir de agora, está permitida a circulação de ônibus e caminhões de até três eixos.

Iniciada em maio após uma informação da prefeitura e posterior vistoria do departamento, a obra teve a finalidade de aumentar a segurança da ponte e garantir sua estabilidade. Entre as ações executadas está a reforma da base de cinco pilares e a contenção e proteção de uma encosta que ameaçava desmoronar. Também foi suprimida uma erosão num dos encontros da estrutura.

Para o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, a conclusão dos reparos traz melhorias para o acesso aos municípios da região do Alto Jacuí. ''Essa ação evitou um transtorno maior aos motoristas, que poderiam ficar sem utilizar o trecho pavimentado", ressalta.

O engenheiro civil Carlos Toniolo, da SOA, também reforça a vantagem de atuar preventivamente. ''Caso fosse necessário reconstruir a ponte, os transtornos e custos seriam muito maiores?, afirma, ressaltando que, apesar da pandemia, os serviços foram realizados sem interrupções.

A ação também teve o apoio da prefeitura de Quinze de Novembro, que disponibilizou local para instalação dos servidores e apoio operacional aos trabalhos.



(Fonte: Daer RS).


Compartilhe esta notícia em suas redes sociais