Agricultura

Quatro alertas para a semana: chuva, vento, ressaca e frio

Ana Maria Leal
Junho 29 / 2020


A MetSul Meteorologia emitiu cinco alertas para a semana. O primeiro é de chuva forte e risco de temporais entre segunda e terça. Um centro de baixa pressão avança e instabiliza o tempo. A baixa pressão vai formar nuvens carregadas com chuva forte e potencial de temporais isolados, sobretudo de granizo. Os volumes serão elevados, sobretudo na metade Norte, perto ou acima de 100 mm em diversas cidades, com marcas de 150 a 200 mm, isoladamente superiores.

O segundo alerta é de vento. A baixa pressão dá origem a um ciclone extratropical junto à costa gaúcha, entre terça e quarta. O vento se intensifica no Rio Grande do Sul a partir de terça e, na quarta, vai ser forte em diversas regiões, muito intenso e com rajadas perto e acima de 100 km/h no Sul e no Leste, o que deve trazer danos e falta de luz. O Sul, todo o litoral, a Lagoa dos Patos e o entorno, e a área de Porto Alegre serão os mais atingidos pelo vento intenso.

Já o terceiro alerta é de ressaca. A grande proximidade do ciclone da costa e o vento intenso vão trazer ressaca do mar que pode ser significativa.

O quarto alerta é de frio. Forte massa de ar polar ingressa na quarta. Há modelos sugerindo neve na área de Ausentes e no Planalto Sul Catarinense na quarta, mas não é alta a probabilidade. O vento forte gera sensação térmica muito baixa na quarta. A segunda metade da semana vai ser muito fria, com mínimas negativas e geada em grande número de cidades.




Guaiba






Publicado por: Ana Maria Leal E-mail: anamaria@gazeta670.com.br
Compartilhe esta notícia em suas redes sociais