Entretenimento

Schlisto em Casa faz sua segunda Live

Jornalista Gazeta
Junho 09 / 2020




Show teve participações especiais com a formação original da banda Audiometria


Por: Daiane Giesen, acadêmica de Jornalismo UPF e integrante do projeto Música Autoral


O momento atípico que estamos vivendo nos trouxe novas vivências e novas maneiras de ver e interagir com o mundo. O uso da tecnologia tem nos auxiliado nessa nova forma de interação, é assim com as lives de músicos. Elas se tornaram um sucesso com a iniciativa de grandes artistas do cenário nacional, e chegaram aos artistas regionais e locais. Você já parou para assistir alguma live daquele artista aí da sua cidade? Nós do projeto Música Autoral, da Universidade de Passo Fundo (UPF) estamos de olho nessas lives e conversamos com dois músicos de Carazinho que entraram nesse movimento.

O músico Guilherme Schlischting realizou sua segunda live, desde que começou a pandemia, no dia 29/05 e dessa vez o projeto Schlisto em Casa teve participações especiais, lançamento de um projeto autoral e ainda arrecadou recursos para o Yacamim, programa que busca desenvolver soluções para pessoas em situação de pobreza, drogas e violência. Guilherme tem sua trajetória na música sendo construída há 23 anos, durante esse período já passou por várias bandas e atualmente segue sua carreira solo por toda a região norte do Rio Grande do Sul. Hoje ele já possui um EP produzido apenas com músicas autorais, você pode conferir todas elas no YouTube.

A live contou com a participação especial de Ícaro Mattje. Além de covers internacionais, os músicos apresentaram o Soma, projeto autoral que busca integrar artistas de diversas áreas. A ideia é que o Soma não tenha um repertório fixo, que possa estar em constante mudança e evolução, trazer mais do que músicas, trazer poesia, design, artistas plásticos, e assim ter uma soma com todos os artistas, evidenciando a cena local.

Ícaro começou sua carreira musical no mesmo período que Guilherme. Suas histórias e trabalhos já se cruzaram em diversos momentos ao longo desses 23 anos. Um desses momentos foi a criação da Banda Audiometria, que foi uma das bandas mais reconhecidas pelo seu trabalho. Além da Audiometria Ícaro participou na formação da Solanos, onde, juntamente com seu irmão Cassiano e o colega Rafael, lançaram 10 músicas autorais no Palco MP3. Hoje, além do Soma, Ícaro também participa da Index360, projeto com músicas autorais que foram escritas ao longo de toda a carreira como músico.

No entanto, as participações especiais da live não pararam por aí. Para que a formação original da Banda Audiometria se unisse mais uma vez, Marlon Britto ''subiu ao palco'' para que a festa continuasse para os fãs que estavam atentos.

A participação do público de forma remota ainda é uma novidade que os músicos estão aprendendo a lidar. Para Guilherme, a parte mais complicada é saber que tem um monte de gente ali assistindo e comentando enquanto se está ''cantando para as paredes''. Já para Ícaro, essa está sendo uma experiência interessante, pois a intenção de toda a produção da live é fazer com que o público se sinta próximo, como se estivesse realmente dentro da live.

O retorno do público tem sido positivo e a cada fim de live a pergunta que fica é ''quando vai ser a próxima?''.








Compartilhe esta notícia em suas redes sociais