Expodireto

Workshop discute o papel da mulher no agronegócio

Março 03 / 2020

Na manhã de hoje, 3, foi realizado o workshop Mulheres Cooperativistas em Ação, parceria entre Sescoop/RS, Cotrijal e Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque, com o apoio da Revista Momento. Cerca de 250 mulheres participaram da programação, que marcou o fechamento de sete encontros iniciados em agosto de 2019, em Não-Me-Toque, nos quais foram oferecidas palestras, atividades de formação e trocas de experiências, com o objetivo de incentivar e qualificar a participação mulher no agronegócio.

A produtora Liane Marli Petry, da Cotrijal de Santo Antônio do Planalto, aprovou o evento. ''Muito bom. O que vemos aqui passamos para os filhos. Cuidamos da lavoura juntos e tudo que é bom, a gente repassa'', salienta.

INTEGRAÇÃO COOPERATIVA - Mediada pela analista técnica do Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa Ávila, esse momento do workshop contou com a apresentação de dois cases do universo cooperativo. O primeiro foi um projeto desenvolvido pelo Sicredi Centro-Oeste, o Crescer Mulher, iniciado no município de Cachoeira do Sul em 14 de março de 2019, em um evento em homenagem ao dia internacional da mulher. Sessenta mulheres de diferentes campos de atuação participaram do projeto, que contou com três pilares: a mudança de mentalidade, o trabalho em grupo e atividades de formação. Divididas em dois grupos, as mulheres puderam compartilhar suas experiências, desenvolver projetos e desenvolver seu potencial.

O segundo case apresentado foi o Programa Líder Jovem, idealizado pelo Sicredi Alto Uruguai, que tem o objetivo de trazer os jovens para o cooperativismo, desenvolver o espírito de liderança através do desenvolvimetno de habilidades e competências. As turmas são compostas por jovens de 15 a 17 anos, associados ou filhos de associados, que desenvolvem atividades ao longo de um ano com ações envolvendo a família, módulos de formação, atividades de campo, viagens para conhecimento e formatura. Mais de 400 jovens já passaram pelo projeto, que reúne até três turmas por ano. Em 2019, o projeto recebeu um prêmio de liderança jovem na Conferência Mundial de Cooperativas de Crédito.

LIDERANÇAS - O workshop teve também talkshow visando incentivar as mulheres a serem colaborativas e debater a sua liderança no agronegócio. Mediado por Andreia Warken, editora da revista Mulheres Cooperativistas em Ação, contou com as experiências de Cintia Dal Vesco, gerente de Marketing da Stara, Claudia Rother, gerente de Produção de Sementes da Cotrijal, e Ubiracy Barbosa Ávila, analista técnica do Sescoop/RS.

A vice-presidente da Corteva, Sheila Pereira, conversou sobre o panorama das mulheres na agricultura brasileira e como podem ser quebradas barreiras para o desenvolvimento e obtenção de sucesso. O trabalho do Sicredi com cooperativas escolares também foi evidenciado durante o workshop.

IMPORTÂNCIA DO PROJETO - O gerente de Marketing da Cotrijal, Benísio Rodrigues, destacou a importância do projeto Mulheres Cooperativistas em Ação e salientou que os movimentos estão apenas iniciando para que as mulheres ocupem lugares antes só masculinos. ''Façam uso dos espaços, se relacionem com a cooperativa, entre vocês mulheres, entre grupos e entre comunidades. As características femininas estão mais presentes e são mais importantes do que nunca'', concluiu.

REVISTA - Após o encerramento, foi realizado o lançamento da revista Mulheres Cooperativistas em Ação, que conta com artigos de autoria dos palestrantes dos sete encontros realizados entre as mulheres para esse projeto, além de reportagens especiais de temas diversos.


(Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal).

Compartilhe esta notícia em suas redes sociais