Educação

Estudante da UPF conquista maior nota do Enade do RS no curso de Engenharia de Produção

Jornalista Gazeta
Outubro 16 / 2019

Todo ano, milhares de estudantes de todo o país realizam o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que tem como objetivo avaliar a qualidade dos cursos de ensino superior. Em 2017, foi a vez do então acadêmico de Engenharia de Produção da Universidade de Passo Fundo (UPF) Vinícios Luiz Uriarte. 

Em 2019, quase dois anos depois, Vinícios descobriu que sua nota, 83,4, foi a maior do Rio Grande do Sul no curso de Engenharia de Produção. Hoje com 24 anos, ele já é egresso do curso e atua como engenheiro de Produção na Cervejaria Ambev - Maltaria Passo. 

O engenheiro, que se formou na primeira turma do curso na UPF, destacou o nível de dificuldade de prova, que requeria conhecimentos nas diversas áreas da Engenharia de Produção, sendo muito ampla. "Asseguro que, se não toda prova, a extrema maioria das questões tiveram seu contexto abordado na faculdade", disse.

Para o egresso, a nota reflete a formação recebida na UPF. "No momento, atuo em uma área relacionada com a minha formação e acredito que a UPF cumpriu com as minhas expectativas, sendo uma boa fonte de conhecimento, muito direcionado para sistemas e ferramentas de gestão, que hoje são essenciais em qualquer organização. Penso que o curso é capaz de formar profissionais para todo ramo de negócio, e não ser um formador de carreiras específicas", observou o estudante. 


Sobre o Enade

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. 

Participam da prova estudantes que cursam o primeiro e o último ano dos cursos de graduação. O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. 


Vestibular de Verão

Quem, assim como Vinícios busca uma formação ampla, pode se inscrever no Vestibular de Verão da UPF, que está com inscrições abertas. Ao todo, são 57 opções de cursos de graduação, divididos em sete áreas do conhecimento: Tecnologia, Engenharia, Arquitetura e Exatas, Saúde e Bem Estar, Ciências Agrárias e Biológicas, Comunicação e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Educação e Humanidades. 

Na área de Engenharia, Arquitetura e Exatas, são 11 opções de cursos: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Fabricação Mecânica e Química. 

As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de novembro no site vestibular.upf.br. A prova única de redação será na sexta-feira,  15 de novembro, às 14 horas. Mais informações e todas as novidades desta edição também estão disponíveis no site do Vestibular.


(Foto: Arquivo pessoal). 


Compartilhe esta notícia em suas redes sociais