Saúde

Encontro em Carazinho discute Política Nacional da Saúde da População Negra

Jornalista Gazeta
Outubro 16 / 2019

Carazinho sediou na tarde desta quarta-feira (16) uma atividade voltada a Implantação da Política Nacional da Saúde da População Negra no Rio Grande do Sul. O local foi o auditório da Ulbra numa abordagem feita pela tutora Caroline Damazio e a apoiadora institucional Gabriela Niches da Silva.

Em entrevista para a Rádio Gazeta, acompanhadas pela secretária municipal de Saúde, Anelise Almeida, e diretora técnica Rosane Ebertz, elas contaram que a atividade é uma parceira entre o Ministério da Saúde, UFRGS e Secretaria Estadual de Saúde com adesão da Gestão Municipal, com o tema quesito Raça/Cor, e que a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, instituída pela Portaria nº 992 de 13 de maio de 2009, visa garantir a equidade e a efetivação do direito à saúde de negras e negros.

Tendo como marca o reconhecimento do racismo como determinante social das condições de saúde, a Política estabelece objetivos, diretrizes, estratégias e responsabilidades da gestão em todas as esferas, com vistas à promoção da equidade em saúde.

Entre suas diretrizes e objetivos inclui ações de cuidado, atenção, promoção à saúde e prevenção de doenças, bem como de gestão participativa, participação popular e controle social, produção de conhecimento, formação e educação permanente para trabalhadoras e trabalhadores da saúde, visando à promoção da equidade em saúde da população negra.


(Foto Grupo Gazeta / Ana Maria Leal).

Compartilhe esta notícia em suas redes sociais