Saúde

Direção do HCC prestigia a solenidade de formatura da primeira turma de Medicina da UFFS

Jornalista Gazeta
Julho 15 / 2019

Desde a implantação do campus da universidade, há seis anos, o HCC é seu parceiro no processo de formação de profissionais médicos e especialistas. Juntas, as instituições desenvolvem o programa de Residência Médica em Clínica Médica e o Programa de Internato Médico.

  

A direção do Hospital de Caridade de Carazinho participou, na noite de sábado (13), da solenidade de formatura da primeira turma do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Passo Fundo.

 Desde a implantação do campus da universidade, há seis anos, o HCC é seu parceiro no processo de formação de profissionais médicos e especialistas. Juntas, as instituições desenvolvem o programa de Residência Médica em Clínica Médica e o Programa de Internato Médico. 

Por meio das iniciativas, o hospital disponibiliza o seu campo de prática para que os acadêmicos de Medicina e os residentes médicos aperfeiçoem seus conhecimentos e vivenciem as rotinas hospitalares, orientados e supervisionados por médicos preceptores. 

Entre esses profissionais médicos, está o diretor técnico do HCC, Dr. Darlan Martins Lara, que também é membro do corpo docente da UFFS. Escolhido como professor homenageado pelos formandos, ele destaca seu orgulho e sua felicidade em ter contribuído para a formação desses jovens médicos, enaltecendo as avaliações positivas que eles fazem do estágio que realizaram no HCC. ''Eles sempre pontuam o quanto a experiência prática no HCC contribuiu para o seu aprendizado. E o que mais chama atenção, porém, é o quanto eles reconhecem e valorizam a receptividade que tiveram de todo o hospital, de todos os funcionários. Eles relatam, com muita intensidade, o quanto eles se sentem acolhidos no HCC e ressaltam sempre as possibilidades de aprendizado que a instituição oportuniza'', comenta. 

O presidente do HCC, Jocélio Cunha, por sua vez, salienta sua satisfação em prestigiar a solenidade de formatura, enaltecendo a importância da parceria que o hospital mantém com a Universidade Federal da Fronteira Sul e demais instituições de ensino de Carazinho e região. ''O objetivo da direção do HCC é fortalecer e expandir suas atividades de ensino e formação, a fim de conquistar o status de hospital-escola e, assim, consolidar-se como uma referência regional na área da saúde. Isso tudo com um único propósito: proporcionar à comunidade local e regional um atendimento cada vez mais qualificado, resolutivo e humanizado'', salienta.

 

O que dizem os formandos:

 

A qualidade do campo de prática oportunizado pelo HCC aos acadêmicos de Medicina é ressaltada pelo formando Matheus Schmechel de Almeida. ''Iniciei meus estágios no HCC no segundo ano da graduação. Sempre fomos muito bem orientados e encaminhados, tanto pelo Dr. Darlan quando pela gerente Larissa. A recepção sempre foi um diferencial, fazendo com que nos sentíssemos muito bem no hospital. O HCC é um hospital extremamente bem organizado, as equipes de Enfermagem, o corpo clínico, todos são muito capacitados. O fluxo e a qualidade dos atendimentos também são muito boas. E principalmente o respeito que os profissionais têm, tanto pelos pacientes, quanto conosco, como estudantes, como estagiários. Sempre me senti muito bem recebido, e por isso voltei. São muitos aprendizados, com muitas oportunidades, afinal, Carazinho é uma cidade grande, o HCC é um hospital grande, muito bem qualificado, muito bem estruturado. Fez um grande diferencial na minha formação. Agradeço muito ao HCC, aos seus funcionários, e, especialmente, ao Dr. Darlan. Espero continuar nessa parceria, agora talvez como prestador de serviços'', relata. 

Essa avaliação positiva é também enfatizada pela formada Roberta Maria Da Silva. ''Iniciei minhas idas ao Hospital de Caridade de Carazinho no terceiro período da faculdade de Medicina, em 2015, durante as atividades de imersão. Posso dizer, pessoalmente, que foi a imersão mais produtiva, devido às atividades que pudemos desenvolver. Logo no primeiro dia fomos muito bem acolhidos por toda a equipe. Durante essa experiência no HCC, sempre tivemos o especial carinho do professor Darlan, que nos apresentou toda a estrutura física do hospital e nos estimulou a interagir com a equipe de funcionários, técnicos, enfermeiros, médicos e direção da instituição. Nesse estágio, tivemos a oportunidade de aprender como se dá a funcionalidade hospitalar, tanto na realização dos atos médicos como dos burocráticos e administrativos. O HCC foi, portanto, um local que nos proporcionou grandes aprendizados. A primeira turma de Medicina da UFFS é imensamente grata ao HCC pelo aprendizado e pela receptividade, que resultou em laços de empatia pela instituição'', destaca.

 

(Fonte: Ascom HCC. Fotos da solenidade: Assessoria de comunicação da UFFS).

Compartilhe esta notícia em suas redes sociais