Geral

Festival Internacional Sesc de Música: Lançamento da 10ª edição ocorre na próxima semana

Ana Maria Leal
Junho 05 / 2019

Em 2020, o Festival Internacional Sesc de Música completa dez anos promovendo o acesso à cultura, fomentando a economia e colocando Pelotas no mapa como a cidade que abriga um dos maiores festivais de música de concerto da América Latina. A 10ª edição, confirmada para acontecer de 20 a 31 de janeiro de 2020, será lançada oficialmente na próxima semana, dia 11 de junho, às 19h, no estande da Prefeitura Municipal na Fenadoce (Av. Pinheiro Machado, 3390 - Distrito Industrial - Pelotas). O lançamento também marca o início do período de inscrições para os cursos oferecidos na próxima edição.

Em 2020 serão oferecidos cursos para 19 instrumentos de Música de Concerto, além de Choro, Canto Lírico e Composição. As classes contam com 47 professores de 12 nacionalidades. Músicos e estudantes de música podem realizar as inscrições até o dia 15 de julho pelo site www.sesc-rs.com.br/festival. O Festival disponibilizará vagas para alunos bolsistas integrais e bolsistas parciais, além de espaço para alunos das instituições parceiras ? UFPEL, e os Projetos Sociais da Escola da Ospa e Vida com Arte da Unisinos. O corpo docente convidado a participar do Festival é composto por profissionais de reconhecidas academias, conservatórios de música e orquestras das Américas, Europa e Ásia.

Cursos do Festival 2020 ? A edição conta com os cursos tradicionais de 19 instrumentos de Música de Concerto: Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta, Oboé (Corne-inglês), Clarinete, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone Tenor, Trombone Baixo, Tuba, Saxofone, Eufônio, Harpa, Percussão para Música de Concerto, Violão Clássico, Piano, além de Canto Lírico e Composição. Em 2020 o Festival seguirá com Curso de Choro, que foi promovido ao caráter de curso em há duas edições, devido à sua alta procura, sendo antes integrante da grade como Oficina. No Curso de Choro são ensinadas práticas para os instrumentos de Violão, Sopros, Acordeon, Bandolim, Percussão e Cavaquinho. Além dos cursos oferecidos, durante o Festival, os alunos têm a oportunidade de participar de Recitais de Música de Câmara, Prática de Orquestra e Prática de Banda Sinfônica.

O Festival Internacional Sesc de Música tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido há dez anos pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, e tendo como coordenador artístico o maestro Evandro Matté, o evento atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, o Festival oferece cursos de instrumentos, composição, canto lírico e choro, prática de música de câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música. No sociocultural são realizados recitais de professores, de alunos, de música de câmara e ampla atividade de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. O evento tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, OSPA e Expresso Embaixador, Ecosul, Café 35 e Biri Refrigerantes.



Publicado por: Ana Maria Leal E-mail: anamaria@gazeta670.com.br
Compartilhe esta notícia em suas redes sociais