Geral

Dia Nacional da Luta Antimanicomial é debatido na Gazeta AM

Jornalista Gazeta
Maio 15 / 2019

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é comemorado no dia 18 de maio. Em Carazinho, desde segunda-feira, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS II), está realizando atividades para debater o assunto. O objetivo é conscientizar a população a reinserir no convívio social as pessoas com sofrimento mental e aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. 

Para falar a respeito do tema, participaram da programação da Rádio Gazeta AM, nesta quarta-feira (15) a coordenadora de Saúde Mental, Valéska Walber e o agente do setor de saúde mental e enfermeiro, João Ervite.

Ao longo desta semana serão realizados debates e reflexões, visando implantar novas ações para a rede de atenção psicossocial, fortalecendo os vínculos entre os usuários e a rede.

Programação

Na segunda-feira (13), os pacientes do CAPS foram em um passeio até o SESC, onde acompanharam um filme.

Na terça-feira (14), o grupo promoveu uma panfletagem na Praça Central Albino Hillebrand. 

Na quarta-feira (15), os pacientes foram até a prefeitura e concederam entrevistas sobre o tema nos meios de comunicação, e ainda na agenda uma visita a uma sorveteria para confraternizar e promover a socialização.

Na quinta-feira (16), os pacientes participarão de uma trilha ecológica no Parque Natural Municipal João Alberto Xavier da Cruz, guiada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, por meio do Departamento de Meio Ambiente (DEMA), onde os participantes também participarão de um piquenique.

Na sexta-feira (17), acontece um almoço de confraternização entre a equipe e os pacientes em um restaurante da cidade, com o objetivo de promover a reinserção social, e integração com a comunidade.




Compartilhe esta notícia em suas redes sociais