Expodireto

Secretário de Agricultura do RS fala na Gazeta sobre apoio à produção leiteira

Jornalista Gazeta
Março 14 / 2019

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, esteve no estúdio da Rádio Gazeta AM no parque da Expodireto Cotrijal nesta quinta-feira (14) e entre outros assuntos, falou da preocupação com a necessidade de proteção ao setor leiteiro diante da concorrência com o produto de outros países do Mercosul que chegam com custo menor impactando a produção nacional.

''É grande a nossa preocupação com o setor do leite, o produtor está desassistido e o estado tentando de todas as maneiras fazer essa proteção, precisamos da bancada federal gaúcha, da bancada de senadores, para rever acordos comerciais do Mercosul para a proteção dos nossos produtores, para que haja a restrição desse leite vindo do Uruguai, hoje não existe restrição, ele entra direto, com custo mais baixo, empurrando o nosso preço mais para baixo. Mas estamos tomando ações em Brasília com a nossa bancada gaúcha. Existe um acordo comercial, mas uma política comercial que precisa ser revista e o governo Bolsonaro está ciente''.

Segunda maior safra da história do RS

Covatti Filho também falou dos números anunciados pela Emater/RS-Ascar nesta terça-feira (12), o levantamento das lavouras da safra de verão 2018/2019, considerando a situação das lavouras até fevereiro/2019 e do aumento na expectativa de produção na grande maioria das culturas, com destaque para o milho, que tem previsão de aumento de 22,32%. A safra de verão 2018/2019 deverá somar 31,9 milhões de toneladas, o que poderá causar um ganho econômico no valor bruto superior a R$ 31 bilhões. Com a confirmação desses números, será a segunda maior safra de verão no RS.



Compartilhe esta notícia em suas redes sociais