Agronegócio

Projeto de lei quer liberar entrada de animais de estimação em estabelecimentos de saúde de Carazinho

Jornalista Gazeta
Fevereiro 06 / 2019

Já está tramitando na câmara municipal de vereadores de Carazinho o Projeto de Lei nº 004/19, de autoria do vereador Ivomar Tomate de Andrade (PTB), que dispõe sobre a liberação de entrada de animais de estimação nos estabelecimentos de saúde da rede pública e privada para visitas a pacientes internados. Uma lei semelhante já está em vigor no município de Bento Gonçalves.

Ele falou a respeito durante entrevista na Rádio Gazeta nesta quarta-feira (07) no programa Lado a Lado Com a Notícia. De acordo com a proposta, o ingresso de animais para visitar pacientes internados deverá ser agendado junto à administração do hospital, respeitando a solicitação do médico, os critérios estabelecidos pela instituição e observar os dispositivos da Lei. Para a visitação, os animais deverão apresentar laudo veterinário atestando as boas condições de saúde do animal, acompanhado da carteira de vacinação atualizada, com a anotação da vacinação múltipla e antirrábica, assinada por médico veterinário com registro no órgão regulador da profissão.

Tomate revela que a proposta pretende promover a melhora no quadro de saúde de pacientes que passam por tratamentos, pois é comprovado cientificamente que a terapia com animais podem ajudar na melhora do paciente. ''Falar hoje de um animal de estimação é falar de um integrante da família. A Terapia Assistida por Animais (TAA), desenvolvida em diversos locais do mundo traz um resultado extraordinário e tem contribuído para a melhora do quadro de saúde do paciente'', justifica.

Na terapia, os animais podem ser usados como agentes facilitadores no tratamento, promovendo o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social dos pacientes.


Compartilhe esta notícia em suas redes sociais