Política

Venezuela: Defesa tem plano para resgatar brasileiros

Jornalista Gazeta
Janeiro 25 / 2019

Possível conflito e até ''banho de sangue'' na Venezuela, segundo advertiu nesta quinta (24) o governo russo, ligou o alerta no governo do Brasil. A preocupação é com os cerca de 12.800 brasileiros que vivem naquele país. Por isso, há especialistas no Ministério da Defesa que cuidam de planos de contingência a serem deflagrados na eventual necessidade de resgatar esses brasileiros. Mas o governo avalia que, até aqui, nada indica que haverá demanda maciça por evacuação. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

''O governo está preparado'', diz fonte do Planalto, para quem grande parte da presença brasileira decorre de relações matrimoniais.

Esse trabalho do Ministério da Defesa não é refeito ''do zero'', a cada crise. A pasta dispõe de memória institucional de como proceder.

A Defesa fixa protocolos que dividem a população a ser beneficiada segundo critérios de prioridade (mulheres, crianças etc).

Se a ditadura manda sua polícia até executar venezuelanos, pode se voltar contra brasileiros para retaliar a posição do Brasil contra ele.



Compartilhe esta notícia em suas redes sociais