Educação

Autora de livro infanto-juvenil fala sobre educação e literatura na Gazeta AM

Jornalista Gazeta
Setembro 13 / 2018

A professora, advogada e escritora Eva Maria Severo dos Santos participou do programa Lado a Lado Com a Notícia desta quinta-feira (13) falando sobre seu amor pela leitura e divulgando seu livro infanto-juvenil ''Ramir e Cristal'', obra que teve lançamento na Bienal do Livro em São Paulo e recentemente foi doada para a Biblioteca Pública Dr. Guilherme Schutz Filho, de Carazinho, durante as comemorações de 46 anos desse espaço.

Na entrevista Eva Maria contou que o interesse pela escrita e leitura ocorreu ainda na infância, já que sua mãe era uma contadora de histórias, o que estimulava para os estudos e o hábito da leitura, e desde então sempre esteve próxima da literatura.

Depois de experiência por muitos anos em Carazinho nas áreas de administração e educação, Eva Maria teve a inspiração para ''Ramir e Cristal'' depois de atuar como voluntária com crianças e adolescentes em situação de risco. Lia para eles e repetia o gesto da mãe contando histórias, e assim surgiu a vontade de produzir o livro infanto-juvenil que aborda temáticas bem atuais como inclusão, a aceitação das diferenças e o amor ao próximo.

''Ramir e Cristal'' se passa no período medieval e é o encontro imprevisível de dois personagens contado com leveza, bom humor, simplicidade, mostrando o quanto é importante o ser humano ter independência para seu modo de ser e pensar. Enquanto Cristal nasce com necessidades especiais e precisa vencer a barreira do preconceito, Ramir, morador de uma aldeia distante, tem dificuldades de se relacionar e é visto como ''diferente'' dos padrões ditos ''normais''.

Entre os convites que Eva Maria tem recebido para divulgar o livro, estão da Universidade Federal Fronteira Sul e da Biblioteca Pública Neiva Andreata Costela, ambos em Chapecó (SC). 

O livro pode ser adquirido na livraria paroquial em Carazinho, localizada na quadra da igreja Nosso Senhor Bom Jesus, esquina com a Bernardo Paz, ou pela internet no site da All Print Editora. 



Compartilhe esta notícia em suas redes sociais