Geral

Reconhecimento ao Dia Nacional do Socorrista na Rádio Gazeta AM

Jornalista Gazeta
Julho 12 / 2018

O Dia Nacional do Socorrista é comemorado em 11 de julho, e para conscientizar a respeito dessa profissão, Cleverson Metzdorf, coordenador do serviço do Samu na cidade de Carazinho, participou do programa Lado a Lado Com a Notícia desta quarta-feira (11).

Além de falar da realidade vivenciada pelas equipes que enfrentam em muitas ocasiões cenas dramáticas e precisam ter um auto controle muito grande para prestar o atendimento que as vítimas necessitam, ele lembrou o quanto é importante que as pessoas saibam que a base em Carazinho não é que recebe os chamados pelo 192. A central reguladora onde caem essas ligações é em Porto Alegre, e muitas vezes o serviço não é o que as pessoas esperam, gerando inúmeras reclamações, principalmente pela demora em enviar uma equipe.

Cleverson conta que já houve tentativa para que o município de Carazinho fosse atendido por outra central de regulação, mais próxima, mas essa é uma questão que precisa ser tratada politicamente, e vai depender da mobilização e força política de Carazinho, mas atualmente nada mais foi falado neste sentido pelas lideranças locais.

''Muitas vezes as pessoas vão na base do Samu que fica perto do hospital e pedem auxílio, e em várias ocasiões atendemos esses chamados, depois de comunicar Porto Alegre sobre o atendimento, assim como atendemos os chamados através da brigada militar'' diz Cleverson, pois desta forma o Samu consegue atender com rapidez os chamados.

Mesmo assim, muitos não entendem porque da demora e houve ocasiões em que a equipe foi recebida sob protestos.

Cleverson também lembrou dos demais colegas da equipe e do quanto todos se esforçam para garantir o atendimento 24 horas, dentro e fora da cidade, nas BRs, ao agradecer o reconhecimento e por ter a oportunidade de divulgar essas ações para a comunidade.

 


Compartilhe esta notícia em suas redes sociais