Saúde

Campanha de Doação de Sangue do HCC tem ótima participação da comunidade

Emilio Arruda
Junho 03 / 2018

O Hospital de Caridade de Carazinho realizou, neste sábado (02), a primeira edição da Campanha de Doação de Sangue de 2018, em parceria com o Hemocentro Regional de Passo Fundo ? Hemopasso.

De acordo com a enfermeira supervisora da Agência Transfusional do HCC, Mari Luciane Bernhard, durante todo o dia, 120 voluntários fizeram o cadastro e a triagem para doação. Desses, 107 tiveram seu sangue efetivamente coletado. ''Ficamos felizes em ver que a comunidade novamente abraçou a campanha e veio ao HCC prestar a sua solidariedade. O sangue é insubstituível e somente através da doação, desse ato voluntário de amor ao próximo, podemos consegui-lo'', salienta.

A voluntária Maikeli Siebeneichler comenta que, desde que completou 18 anos, doa sangue com frequência. ''É um ato que não custa nada para ninguém. Uma atitude que vale a pena, pois nos deixa com a sensação de dever cumprido'', ressalta.

Doando sangue pela primeira vez, Alessandra Toffolo relata que veio ao HCC participar da campanha acompanhada de uma amiga, que também nutria o desenho de praticar o gesto solidário. Segundo ela, a vontade de auxiliar as pessoas que necessitam de transfusão sanguínea as motivou a realizar a doação.

Como é a doação de sangue:

De acordo com a enfermeira Mari, antes da coleta do sangue, os voluntários realizam o cadastro do doador, passam por uma análise dos sinais vitais - batimentos cardíacos, pressão arterial, temperatura e peso -, realizam o teste de anemia e passam pela triagem clínica, que consiste em uma entrevista confidencial sobre as condições de saúde da pessoa, por isso existe diferença entre o número de pessoas cadastradas e o de doações efetivadas. ''O doador precisa ser aprovado em todas essas etapas para realizar a coleta, que é de aproximadamente 450ml de sangue e dura, em média, sete minutos'', esclarece.

Depois da doação, todos os voluntários recebem um lanche e são orientados a ingerir bastante líquido, ter uma boa alimentação, a evitar o fumo, a bebida alcoólica, a exposição ao sol e a prática de exercícios físicos nas primeiras horas após a coleta. Além disso, recebem informações referentes aos cuidados com o curativo.

A próxima edição da Campanha de Doação de Sangue do HCC está prevista para acontecer em agosto.


(Fonte: Ascom/HCC)



Publicado por: Emilio Arruda E-mail: emilio@gazeta670.com.br
Compartilhe esta notícia em suas redes sociais