Economia

Novas regras para juros de cartão de crédito passam a valer na sexta-feira

Jornalista Gazeta
Maio 31 / 2018


Novas regras para a cobrança de juros no cartão de crédito entram em vigor nesta sexta-feira (1). As definições foram aprovadas no final de abril pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Agora, clientes que pagarem menos de 15% da fatura do cartão ? caindo no chamado crédito rotativo não regular ? pagarão menos juros. Mas atrasar o pagamento da fatura ou não quitar o total continua sendo um péssimo negócio.

O CMN regulamentou uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Até agora, quem pagava menos de 15% da fatura migrava para o crédito não regular, que cobrava juros mais altos. Quem pagava entre 15% e 100% entrava no rotativo regular, com taxas mais baixas. Nesta sexta-feira, será extinta essa diferenciação: haverá apenas um crédito rotativo.

Os bancos poderão cobrar 2% de multa (sobre a dívida total) e 1% ao mês de juros de mora em caso de inadimplência. Até agora, os bancos cobravam a multa, os juros de mora e mais uma taxa punitiva de quem caía no crédito não regular. Mesmo assim, avalia Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira, o cartão segue um perigo para o bolso do consumidor.




Fonte: ZeroHora

Compartilhe esta notícia em suas redes sociais