Região

Daer realizará blitze durante a Expodireto Cotrijal 2018

Ana Maria Leal
Março 02 / 2018

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) deve intensificar as ações de fiscalização dos veículos de fretamento e turismo durante a Expodireto Cotrijal 2018, que acontece de 5 a 9 de março, em Não-Me-Toque. A ação é coordenada pela Diretoria de Transportes Rodoviários (DTR) e envolve cerca de 60 profissionais. ''O Daer, enquanto órgão fiscalizador, atua neste e em outros eventos de grande porte a fim de garantir a segurança dos participantes'', destacou o diretor da DTR, Lauro Hagemann.

Para evitar o transporte clandestino são verificados documentos obrigatórios, como o laudo de vistoria do veículo e a apólice e o pagamento de seguro, além da lista de passageiros. ''Empresas que descumprem os requisitos legais conseguem oferecer preços mais competitivos, atraindo os usuários. Porém, esses ônibus podem não estar em condições adequadas para transitar com passageiros, assim como a maioria dos motoristas não possuem treinamentos especiais, como o de primeiros-socorros em caso de acidente'', afirmou Hagemann.

As inspeções serão realizadas por amostragem, em horários alternados, nas rodovias de acesso à Expodireto. Os ônibus, micro-ônibus e vans que não estiverem com a documentação em dia serão impedidos de prosseguir viagem e as empresas responsáveis serão multadas. ''O objetivo não é aplicar a penalidade, até por essa razão estamos divulgando a iniciativa e recomendando que os motoristas estejam atentos. Antes de saírem de sua origem, é fundamental que confiram os itens exigidos por lei, em especial, o documento de identidade dos passageiros'', lembrou o diretor.

A fiscalização dos veículos é realizada de forma periódica pelos servidores da DTR. Mas, em acontecimentos que envolvem um grande número de pessoas, são realizadas blitze especiais, com mais fiscais atuando. A próxima iniciativa será nos dias 20, 21 e 22, durante a Expoagro Afubra, em Rio Pardo.

 

Fonte: Ascom Detran RS.



Publicado por: Ana Maria Leal E-mail: anamaria@gazeta670.com.br
Compartilhe esta notícia em suas redes sociais