Agronegócio

Soja: Cotrijal pede atenção especial ao percevejo

Emilio Arruda
Janeiro 08 / 2018

O bom volume chuvas registradas no final de semana e o visual das lavouras de soja seguem mantendo o produtor otimista. Segundo o Departamento Técnico da Cotrijal, na maioria das regiões de atuação da cooperativa as lavouras encontram-se no final do estádio vegetativo e início do reprodutivo.

O que segue no foco dos produtores é o combate ao percevejo, praga que está nos campos desde as culturas de inverno e requer atenção. ''O produtor vem realizando o manejo desde os trabalhos preparatórios para a implantação da cultura. Porém, agora os danos causados por percevejos começam a preocupar ainda mais. O importante é sempre priorizar os manejos preventivos'', alerta o engenheiro agrônomo Tiago Fernandes, que atua junto a unidade da cooperativa em Mato Castelhano.

Ele lembra que o monitoramento diário da lavoura é uma arma eficiente para o controle da praga. ''Nada melhor do que o próprio produtor para identificar a presença ou não de percevejos na soja, para que juntos possamos encontrar as melhores soluções'', destaca o engenheiro agrônomo. ''É importante que, tão logo detecte a presença da praga, o produtor procure o seu assistente técnico para definir a estratégia de controle''.

Fernandes orienta para que o monitoramento seja feito nas horas de temperaturas mais amenas e com a utilização da prática do pano de batida. Nos períodos mais quentes do dia a praga se esconde embaixo da palhada.

Programa Monitora alerta:

Duas espécies de percevejos têm sido encontradas em maior população nas lavouras da área de ação da cooperativa, o barriga-verde (Dichelops melacanthus e Dichelops furcatus) e o percevejo da soja (Euschistus heros). Segundo levantamento do Departamento Técnico da Cotrijal, as perdas causados por infestação de percevejos na soja podem chegar a 12 sacas por hectare.


(Fonte: Assessoria de Imprensa)



Publicado por: Emilio Arruda E-mail: emilio@gazeta670.com.br
Compartilhe esta notícia em suas redes sociais