Educação

Assinado contrato de imóvel para escolas infantis Padre Gildo e Irmão Martin em Carazinho

Ana Maria Leal
Dezembro 26 / 2017

Foi assinado na manhã desta terça-feira (26) no gabinete do prefeito Milton Schmitz o contrato de locação de imóvel para o funcionamento das EMEIs Padre Gildo e Irmão Martin José Weber. O contrato faz parte de uma parceria entre o município e a Congregação Lassalista que possibilitará a secretaria municipal de Educação e Cultura (Smec) a solução do problema de falta de vagas na EMEI Padre Gildo. Na escola, existe uma lista de espera de mais de 30 crianças. É na Padre Gildo, que atende em espaço locado, que a Smec registra a maior demanda por vagas em creches de crianças na faixa etária de 0 a 3 anos. A maioria de famílias moradoras dos bairros Oriental, São Pedro e Santo Antônio.

Após várias discussões sobre a questão e busca de alternativas, já que a obra da nova escola foi interrompida ainda na gestão passada pela empresa que abandonou a construção, a solução para o problema foi encontrada através da parceria, intermediada pelo vereador Lucas Lopes (PMDB), que é funcionário Lassalista, com a Congregação.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Sandra Citolin, o local para onde será feita a mudança da Padre Gildo é um lugar privilegiado, com segurança e ligado ao meio natural. ''Estamos muito felizes que isto esteja acontecendo, porque a nossa demanda vai ser atendida mais intensamente''. A secretária explicou ainda que não será apenas uma EMEI funcionando no local, mas duas, já que a prefeitura decidiu locar dois espaços. A EMEI Irmão Martin está em processo de criação e será inaugurada a partir do momento que a SMEC contar com os novos professores do concurso. ''Com a criação da nova EMEI, as crianças de 0 a 3 anos da Padre Gildo irão para a Irmão Martin e as de 3 a 5 ficarão na Padre Gildo. Serão em média 200 vagas na Padre Gildo e 150 na Irmão Martin'', destaca.

O prefeito Milton Schmitz agradeceu a parceria, parabenizando especialmente a secretária Sandra e o vereador Lucas Lopes que tem se dedicado intensamente para buscar o melhor para a educação no município.

Inscrições

As EMEIs irão funcionar em duas casas no Centro de Eventos La Salle, antigo Juvenato, no bairro Oriental. Conforme a secretária Sandra Citolin, para a nova EMEI, os pais podem fazer sua inscrição na SMEC. Pais que já estão inscritos não precisam fazer sua inscrição novamente, pois a lista de espera já existente será considerada na hora de receber as crianças.

Ato

Estiveram presentes na assinatura do contrato, além do prefeito e da secretária de Educação e Cultura, o vice-prefeito Fernando Sant'Anna de Moraes, secretária da Assistência Social e primeira-dama Andréia Schmitz, secretário Geral do Governo Jorge Dutra, secretário de Desenvolvimento Dêninson da Costa, procurador júridico da prefeitura Antônio Azir, vereador Lucas Lopes, coordenador Administrativo do colégio La Salle, Augusto Delatorre e o diretor de gestão da rede, irmão Olavo Dalvit.

Fonte: Ascom Prefeitura de Carazinho.




Publicado por: Ana Maria Leal E-mail: anamaria@gazeta670.com.br
Compartilhe esta notícia em suas redes sociais