Saúde

HCC adquire novos e modernos equipamentos para a sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

Ana Maria Leal
Dezembro 26 / 2017

Com o intuito de melhorar seu padrão de qualidade e a eficiência do atendimento ofertado à população, através da atualização tecnológica, o Hospital de Caridade de Carazinho adquiriu novos equipamentos de ventilação mecânica para a sua Unidade de Terapia Intensiva - UTI.

Conforme o diretor geral da instituição de saúde, Hélio Lütz, a aquisição dos aparelhos aconteceu por meio de importação direta da Maquet do Brasil, empresa pertencente ao Getinge Group - uma das principais fornecedoras de equipamentos de tecnologia médica para UTI em todo o mundo.  A compra dos equipamentos foi viabilizada com recursos advindos do governo do estado, por intermédio do Programa Consulta Popular, e de uma emenda parlamentar do senador Lasier Martins.

As equipes médicas e de enfermagem de diferentes setores do HCC (Hospital de Caridade de Carazinho) receberam na semana passada orientações sobre o funcionamento e uso dos novos equipamentos de ventilação mecânica, durante treinamento ministrado por profissionais técnicos da empresa fornecedora.

A enfermeira coordenadora da UTI do hospital, Carla Both, explica que o paciente grave, por vezes, necessita de um suporte ventilatório para a manutenção de sua função respiratória. Neste sentido, é primordial utilizar equipamentos que possam garantir uma ventilação adequada para a sua recuperação e segurança. ''Atualmente, novas tecnologias vem sendo incorporadas para este fim e a aquisição destes equipamentos vem ofertar tratamentos e cuidados de alta qualidade aos pacientes. Os investimentos em tecnologia e atualização constante, com certeza, irão repercutir no resultado final de nossa assistência aos pacientes'', destaca.

Do mesmo modo, o diretor geral ressalta que a aquisição dos equipamentos está inserida no planejamento estratégico institucional, que orienta para a modernização dos serviços e procedimentos prestados pelo Hospital, cujo foco contínuo é voltado para a melhoria da qualidade da assistência à comunidade e na eficiente recuperação dos pacientes.

O diretor técnico do HCC e coordenador médico da UTI, Dr. Darlan Martins Lara, acrescenta, ainda, que ''a ventilação mecânica (respiração artificial por meio de um aparelho) pode salvar vidas e os respiradores adquiridos permitem que sejam realizados diferentes modos ventilatórios, possibilitando que as ações de assistência e cuidado aos pacientes sejam particularizadas de acordo com as necessidades de cada indivíduo. Desse modo, disponibiliza-se novos recursos tecnológicos à população, ampliando as ferramentas disponíveis no Hospital, visando aos objetivos desta Casa de Saúde''

Fonte: Ascom HCC. 




Publicado por: Ana Maria Leal E-mail: anamaria@gazeta670.com.br
Compartilhe esta notícia em suas redes sociais