Saúde

Hospital de Caridade de Carazinho passa a realizar exame de Eletroneuromiografia

Emilio Arruda
Dezembro 07 / 2017

Com o objetivo de aprimorar, constantemente, a assistência à comunidade, o Hospital de Caridade de Carazinho tem investido na oferta de novos serviços de diagnóstico, que visam possibilitar maior eficiência e resolutividade em tratamentos diversos. Como exemplo, começou a ser ofertado na instituição, em parceria com o neurocirurgião, Dr. Rafael Espanhol, o exame de Eletroneuromiografia, inédito em Carazinho.

De acordo com o neurocirurgião, poucos locais realizam esse procedimento na região. ''É um exame bastante especializado, realizado por um médico neurofisiologista e voltado para o diagnóstico de doenças neuromusculares, que são aquelas que acometem os nervos periféricos ou a musculatura do corpo'', explica.  Segundo ele, esse aparelho testa o quanto podem estar acometidos os nervos ou os músculos do paciente, em doenças que causam inflamações.

A Eletroneuromiografia diagnostica desde doenças da coluna, doenças inflamatório-musculares, até doenças clínicas que repercutam nos nervos ou músculos, causando dor ou perda de força. O exame dura cerca de 30 minutos e é feito no Centro de Diagnóstico do HCC. Para realizá-lo, o paciente não precisa de nenhum preparo, nem estar em jejum, e, após, ele é liberado sem a necessidade de ficar em repouso ou observação.

Dr. Rafael comenta, ainda, que o procedimento atende diversas especialidades médicas, entre elas, neurologia, ortopedia, reumatologia e cirurgia vascular - para descartar que a dor seja por varizes, por exemplo. As principais indicações para sua realização são: dores pelo corpo, fraqueza muscular, sintomas de queimação e formigamento nas pernas, e paralisia facial. ''Pode ser usado, também, em cirurgias para monitorização, em tempo real, das funções dos nervos'', complementa.




Publicado por: Emilio Arruda E-mail: emilio@gazeta670.com.br
Compartilhe esta notícia em suas redes sociais