Região

Ranking destaca Cotrijal em desenvolvimento humano e organizacional

Ana Maria Leal
Setembro 02 / 2016


A Cotrijal, cooperativa com sede em Não-Me-Toque, figura pelo segundo ano consecutivo entre as 100 Melhores Empresas em IDHO - Indicador de Desenvolvimento Humano Organizacional 2016. Iniciativa da Gestão & RH Editora, o resultado é fruto de uma pesquisa realizada entre as 1.000 Maiores e Melhores Empresas listadas pela revista Exame. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 23 deste mês, em São Paulo.

O estudo, realizado anualmente, tem o objetivo de analisar as principais práticas adotadas pelas empresas listadas em IDHO em relação à governança corporativa, ao capital humano, à transparência, à sustentabilidade e à cidadania corporativa.

´É uma escolha que nos deixa muito felizes. O fato de ser a única organização agropecuária do país  a compor o seleto grupo nos deixa ainda mais orgulhosos´, afirmou o presidente Nei César Mânica.

Vista hoje como uma referência no setor do agronegócio, a Cotrijal é uma organização que acredita na força do conjunto e na agricultura sustentável. Tem sido assim desde 1957. Além de um time engajado, são várias as ações e projetos que dão vez e voz ao associado, a sua família, a mulher, ao jovem, sem esquecer do lado social e da questão ambiental.

São quase seis décadas como os olhos voltados para os verdadeiros valores cooperativistas, com reflexos no aumento da produção, no faturamento, na ampliação do quadro dos associados, no aumento na área de atuação e de unidades da cooperativa.

Pelo tamanho e diversidade de negócios, alguns pilares merecem atenção na forma de governança da cooperativa, segundo Mânica. ?Somos uma organização que investe na gestão de pessoas, tanto de colaboradores como de cooperados, em políticas e processos claros e com foco nos resultados dos negócios, mas sem perder de vista a cidadania e valores como confiança e cooperação?, destacou o presidente.

Pesquisa - Para a escolha das 100 melhores, a revista Gestão RH se baseia em informações levantadas pelas pesquisas "1.000 Maiores e Melhores" (Exame), "As Melhores Empresas para você trabalhar" (Exame), "Melhores Empresas para Trabalhar" (Época/GPTW), "100 Melhores Empresas em Práticas de Gestão de Pessoas" - PGPs (Gestão RH) e "As 50 Empresas Psicologicamente Saudáveis" - EPS (Gestão RH).

O que somou pontos para a cooperativa

- Promoção da Expodireto Cotrijal - feira anual Internacional;

- Espaço dedicado, na Expodireto, para a conscientização sobre questões ambientais com painéis, teatros, palestras, o Projeto Bosques Gaúchos em parceria com Fundação Zoobotânica do RS;

- Organização, programas e projetos com quadro social;

-Transparência (públicos interno e externo) com diversificada sistemática de informações da cooperativa através de diferentes canais e meios de comunicação;

- Implantação do Código de Conduta, o que gera compromisso em relação à conduta ética de todos os colaboradores;

- Programas de treinamento e de desenvolvimento de líderes;

- Troca de informações e benckmarking com outras empresas e cooperativas.

As informações são da Assessoria de Imprensa da Cotrijal






Publicado por: Ana Maria Leal E-mail: anamaria@gazeta670.com.br
Compartilhe esta notícia em suas redes sociais