Região

Cotrijal recebe em Não-Me-Toque integrantes do Projeto Conhecer para Cooperar

Ana Maria Leal
Agosto 23 / 2016




Por iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Cotrijal recebeu na manhã desta segunda-feira (22) a visita de representantes de organismos e entidades brasileiras responsáveis pela formulação de políticas públicas voltadas à área de crédito rural. Foi a primeira cooperativa a ser visitada dentro do roteiro prático do Projeto Conhecer para Cooperar, realizado pela OCB.

O foco desta edição do projeto é o setor agropecuário e o ponto de partida são os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A intenção, segundo o coordenador do Ramo Agropecuário da OCB, Paulo César Dias do Nascimento Júnior, é possibilitar que os formuladores de políticas públicas aprofundem seu conhecimento a respeito das cooperativas, seus valores e modelo de negócio.

A impressão da Cotrijal foi muito positiva. Inicialmente, o grupo acompanhou apresentação do presidente Nei César Mânica, que falou dos números, da estrutura, gestão e negócios. Depois teve oportunidade de esclarecer dúvidas com o vice-presidente Enio Schroeder e os superintendentes. E também visitou a nova Unidade de Beneficiamento de Sementes e a unidade de Não-Me-Toque. ?A Cotrijal é hoje uma referência no cooperativismo e saímos gratos pela recepção e impressionados com sua seriedade e eficiência?, apontou Nascimento Júnior.

O presidente da Cotrijal elogiou a iniciativa da OCB e disse esperar que a visita tenha contribuído para que, com um conhecimento mais aprofundado da realidade da cooperativa, os agentes envolvidos na elaboração das políticas públicas estejam mais sensíveis às necessidades do setor cooperativista. ?Foi um privilégio fazermos parte deste roteiro de visitas e esperamos ter contribuído para que o grupo entenda a importância do cooperativismo?, afirmou Nei César Mânica.

INTEGRANTES - O grupo convidado conta com representantes das seguintes instituições: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bancoob, Sicredi, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério da Fazenda, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Universidade de São Paulo, Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo e Banco Central do Brasil.

VISITAS TÉCNICAS ? O projeto Conhecer para Cooperar possui um roteiro teórico, dividido em cinco módulos e composto de aulas expositivas, atividades interativas, dinâmicas em grupo, explorando conceitos, casos e exemplos concretos de cooperativas agropecuárias no Brasil. O roteiro prático, iniciado na Cotrijal, é dividido em três módulos de visitas técnicas. Nesta semana, além da Cotrijal, o grupo visita outras duas cooperativas gaúchas e duas catarinenses. Em setembro, o grupo conhecerá cooperativas do Paraná e, em outubro, de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Fonte: Assessoria de Imprensa Cotrijal com informações da Assessoria de Imprensa da OCB

Publicado por: Ana Maria Leal E-mail: anamaria@gazeta670.com.br
Compartilhe esta notícia em suas redes sociais