Entretenimento

Sonora Brasil Sesc traz espetáculo paulista a Carazinho

Jornalista Gazeta
Setembro 16 / 2015

“Violas Caipiras” será o tema do próximo espetáculo apresentado em Carazinho, através do Projeto Sonora Brasil Sesc. Estarão na cidade, na quarta-feira, dia 30 de setembro, dois grandes violeiros reconhecidos nacionalmente, Levi Ramiro e Paulo Freire, que realizam apresentação gratuita, às 20h, no Colégio Notre Dame Aparecida (Rua Bernardo Paz, 114).

A viola na Região Sudeste se consagrou com as denominações caipira e sertaneja, a primeira relacionada às práticas mais tradicionais do meio rural, e a segunda mais associada ao repertório desenvolvido em meio urbano, fundindo à base novos elementos técnicos e estruturais. No espetáculo, os músicos irão apresentar um repertório que trata desde exemplos remotos até exemplos da atualidade, compondo um panorama do desenvolvimento do instrumento na região.

Além de violeiro respeitado por sua técnica, Levi Ramiro é detentor de conhecimento raro sobre gêneros como o cateretê e o cururu. Com base nos valores da cultura caipira, o músico celebra, em suas composições, a simplicidade da vida interiorana. Já Paulo Freire destaca-se como contador de causos acompanhado de sua viola. Também foi o responsável pela composição das músicas do seriado “Grande Sertão: Veredas”, na TV Globo. No currículo, também carrega trilhas especiais para matérias do “Globo Rural” e para o filme “Deus é Brasileiro”, de Cacá Diegues.

Dentro da circulação 2015 do Projeto Sonora Brasil Sesc, Alegrete recebe ainda o espetáculo “Violas em Concerto”, em 13 de outubro; e “Violas Nordestinas”, em 29 de outubro. Mais informações sobre estas e outras atividades culturais promovidas pelo Sesc podem ser obtidas junto à Unidade (Av. Flores da Cunha, 1975), pelo telefone (54) 3331.2451.

Compartilhe esta notícia em suas redes sociais