Geral

Gazeta recebe homenageado no Dia Nacional da Consciência Negra

Jornalista Gazeta
Novembro 21 / 2018

Luis Fernando Martins dos Santos, 61 anos, o Tip Top, participou do programa Lado a Lado Com a Notícia desta quarta-feira (21) falando sobre sua trajetória de vida e a distinção recebida durante sessão solene da câmara de vereadores de Carazinho na última segunda-feira (19), intitulada Zumbi dos Palmares, alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado anualmente em 20 de novembro.

Na entrevista, Tip Top relembrou o período em que começou a trabalhar ainda adolescente com a venda de Tip Tops, como eram chamados sucos em embalagem plástica vendidos ''geladinhos'' pela cidade; o envolvimento com o esporte; o trabalho em loja masculina em época onde também atuou como manequim, e depois como bancário na agência Itaú; até os dias atuais, com a música.

Tip também falou sobre a família, e a esposa Marli, com quem é casado há 37 anos e que conheceu quando trabalhava no Itaú.   

Disse que foi um momento marcante da sua vida receber o reconhecimento do Poder Legislativo de Carazinho, e ver tantos amigos juntos para compartilhar daquela ocasião.

Falou sobre preconceito e racismo, afirmando que atualmente é muito mais fácil pessoas de raças diferentes conviverem do que no passado, quando só pelo olhar ele percebia no momento em que as pessoas estranhavam a sua presença em ambientes predominantemente de brancos. Porém, houve momentos em que também da parte de outros negros havia o questionamento sobre porque Tip não estava com eles e passava tempo com brancos.

Ou seja, muitas vezes está em pessoas da própria etnia essa não aceitação de quem é de uma cor diferente da sua. Conforme Tip, cada um deve ter segurança e auto confiança para seguir em frente, sem desanimar, e enfrentar com cabeça erguida os desafios da vida. 


Leia ainda:

Entregue em Carazinho prêmio Zumbi dos Palmares


Compartilhe esta notícia em suas redes sociais