Coluna Circulando e a política atual.

Pegou mal ?

Ana Maria Leal
Abril 06/ 2021

Ouvi um burburinho no plenário da câmara de vereadores na noite desta segunda-feira (05) no momento em que foi dada a explicação sobre a ausência da secretária de Desenvolvimento Social de Carazinho: atestado médico.

Tanto ela, Andréia Schmitz, quanto a secretária de Saúde, Anelise Almeida, haviam sido convocadas para falar sobre os investimentos neste ano de pandemia, esclarecer números que uns dizem que é mais, outros dizem que é menos.

Anelise estava lá antes do horário marcado.

Com um séquito formado por membros da saúde pública e incluindo o marido, João Carlos Almeida.

Anelise circulou pelo ambiente, conversando com um e outro.

À vontade.

Quem estava na plateia soube que a secretária Andréia não iria apenas quando a sessão começou e foi informado que Aline Zirbes, apresentada pelo presidente da câmara como secretária de Desenvolvimento Social Designada, estava substituindo a titular.

Foi acompanhada por Franciele Bohrer, assistente social e coordenadora do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Carazinho, onde atua há nove anos.

Apesar de ambas prestarem as informações solicitadas, ficou, para alguns, a sensação de que houve, de parte da primeira dama, descaso com a convocação, com o fato de ter que dar explicações sobre suas ações à frente do setor, de que cabe à câmara cuidar de outros assuntos.

Serviu para fomentar rumores de que Andréia não iria se expor porque o MDB pensa nela como forte substituta ao marido na disputa pela prefeitura em 2024, e não valeria a pena ser colocada frente a adversários políticos tão cedo, correndo o risco de ter que encarar alguma pergunta indesejada.

Pode nem ser esse o motivo, mas, conforme o vereador Alécio Sella, não foi a primeira vez que a secretária ignorou o legislativo.

''A secretária Andréia passou quatro anos fugindo da casa do povo, que não passe mais quatro anos fugindo de novo, que a próxima vez venha ela aqui prestar os esclarecimentos na nossa câmara de vereadores, deixo esse desafio aqui''. 






Compartilhe esta coluna em suas redes sociais