Português e Literarura

Que tal ampliar o nosso vocabulário?

Maria Solange
Março 08/ 2021

O nosso dicionário está repleto de palavras com múltiplos significados que nos permitem variá-los nos textos escritos ou mesmo em nossa fala cotidiana. Selecionei algumas palavras ou expressões que podemos ir mudando, pois tudo é uma questão de hábito. É só começar. 


1-> Procrastinar -> no lugar de 'adiar'. Ex.: As pessoas têm o hábito de procrastinar as decisões que precisam ser tomadas com urgência.  

2-> Resiliente -> em vez de 'persistente'. Ex.: Na vida precisamos ser resilientes diante dos obstáculos surgidos.

3-> Empáticos -> em vez de 'colocar-se no lugar do outro'. Ex.: Hoje, mais do que nunca, precisamos ser empáticos.

4-> Eu acredito, eu penso, eu considero -> dependendo do contexto, usar no lugar de 'eu acho'. Ex.: Pelo que eu pude observar, eu penso que as coisas não são bem assim. Eu acredito que tudo dará certo. Considero a tua atitude correta dentro do normal.

 5-> Prover -> no lugar de 'abastecer' a nossa despensa. Ex.: Nesta pandemia pela qual estamos passando, precisamos prover as nossas prateleiras.

 6-> Regar -> em vez de 'molhar'. Ex.: Devemos regar as nossas plantas e folhagens quase que diariamente.

 7-> Eu prezo -> no lugar de 'eu gosto, eu estimo, eu admiro'. Ex.: Eu prezo muito os meus amigos.

 8-> Sucinto -> em vez de 'resumido'. Ex.:  O trabalho do livro deve ser sucinto.

 9-> Suscitar -> no lugar de 'despertar, provocar'. Ex.: Aquela música suscitou em mim ótimas recordações.

 10-> Displicente -> usar em vez de 'fingido, disfarçado'. Ex.: Aquele garoto é muito displicente, pensa que engana as pessoas.

 11-> Ratificar -> no lugar de 'confirmar'. Ex.: O professor ratificou as explicações dadas.      

 12-> Quiproquó -> (muito usada nas obras de Machado de Assis) - no lugar de 'confusão'. Ex.: Naquele plenário, houve um quiproquó inesperadamente.

 13-> Sinopse -> em vez de 'resumo'. Ex.: Faça uma sinopse do filme assistido ontem.     

 14-> Usar uma das conjunções adversativas: no entanto, todavia, entretanto, contudo - no lugar de 'mas, porém'. Ex.: Comprei as passagens para viajar, todavia, não consegui ir devido à pandemia. 

 15-> Transeuntes -> no lugar de 'pedestres'. Ex.: Os transeuntes devem obedecer às regras de trânsito tanto quanto os motoristas.           


 Que tal! Vamos nos desafiar em termos de mudança de vocabulário? Daqui a uns dias, colocarei outras para enriquecermos o nosso linguajar. 

 Como hoje, dia 8 de março é o Dia da Mulher, uma reflexão para todos:

 Assim como a árvore dá frutos para que se alimente, você - MULHER - alimenta a sua família, dando frutos de fé, caridade e muito amor. Parabéns pelo nosso dia!

         

(Imagem: https://br.freepik.com/).




Compartilhe esta coluna em suas redes sociais