Português e Literatura

ENEM - últimos recados no quesito REDAÇÃO

Maria Solange
Janeiro 11/ 2021

A praticamente uma semana da prova do ENEM, penso que relembrar alguns itens importantes para a hora de escrever a Redação, faz-se necessário.

            1º -> Ler e reler atentamente a proposta solicitada bem como os textos motivadores, muitas vezes gráficos, imagens, charges, tirinhas, enfim, tudo o que tiver de subsídio para entender o que se está pedindo. (ATENÇÃO! Ler, não copiar.)

            2º -> Ter em mente aquelas quatro questões de como organizar as ideias para desenvolver o texto: a- O QUÊ você quer dizer -> refere-se ao assunto a ser desenvolvido; b- POR QUÊ quer dizer -> qual a causa ou o motivo de se escrever sobre esse assunto; c- a QUEM você quer atingir -> a quais pessoas você quer se dirigir com esse assunto, e PARA QUÊ isso servirá -> qual a finalidade de desenvolver esse assunto.

            3º -> Desenvolver o texto de 3 a 5 parágrafos, sendo que os parágrafos da Introdução e da Conclusão devem ser menores que os do Desenvolvimento.

           4º -> Elaborar uma proposta de intervenção viável, inovadora para tentar solucionar ou amenizar o problema em questão. Apresentar o agente dessa ação bem como os meios de solução.

          5º ->  Cuidar a ortografia, concordância, acentuação gráfica, crase e, em especial, a pontuação. Procurar fazer frases mais curtas para agilizar a compreensão das ideias.

          6º -> Se souber fontes de informação sobre o assunto, colocar. Isso enriquece muito o desenvolvimento da temática. (sites, jornais, revistas, palestras...)

           7º -> Uma sugestão de como iniciar a redação: Uma questão que, ultimamente, está dividindo opiniões refere-se ...       

             ->Uma sugestão de como concluir a redação: Tendo em vista o assunto tratado, a melhor alternativa para o problema seria...

           8º -> Se a proposta exigir posicionamento, nunca ficar ?em cima do muro?. Sempre deve deixar clara a sua posição.

          9º -> Lembrar que o uso do título não é obrigatório, mas se colocar um título sugestivo será contado como linha. Procurar desenvolver o texto num limite de 20 a 30 linhas.

         10º -> Alguns temas possíveis: -> violência policial contra negros; aumento da violência contra a mulher; preconceito em todos os sentidos; importância da Ciência na busca pela vacina; como lidar com o ensino remoto / virtual em locais onde a tecnologia ainda não chegou; estados depressivos que estão afetando as pessoas devido à pandemia; a problemática da eleição (digital ou impressa)...  



(Foto: Divulgação)




Compartilhe esta coluna em suas redes sociais