Português e Literatura

Ações importantes do nosso dia a dia

Maria Solange
Dezembro 08/ 2020

A nossa vida está repleta de ações que, muitas vezes, não nos damos conta. E agora, neste momento pelo qual estamos passando, tem-se a necessidade de aproveitar ao máximo tudo aquilo que nos rodeia. Dentre estas ações imprescindíveis, selecionei algumas que considero as essenciais para o nosso bem-viver:


            1-> ACREDITAR ->  Para tudo e qualquer tipo de situação, sempre haverá alguma coisa em que valerá a pena acreditar.


            2-> CONFIAR -> Em primeiro lugar, confiar em si mesmo, na sua capacidade de superar e vencer obstáculos, mesmo que eles pareçam intransponíveis. 


            3- ELOGIAR -> Procurar elogiar as atitudes e comportamentos benevolentes das pessoas com as quais se convive, desde um corte de cabelo até um prato culinário.


            4- SORRIR -> Já dizia um poeta que “o sorriso é o reflexo da alma”. Não custa nada, sorria para a vida, para as pessoas, para você mesmo quando se olhar no espelho.


            5- BUSCAR -> Nada vem de graça. Tem-se que ir atrás daquilo que se quer. Buscar o caminho certo, a pessoa certa, a felicidade... 


            6- PERSISTIR -> Na vida, tem-se que insistir, lutar, não desanimar. Persistir, demonstrar que se é capaz de correr atrás daquilo que se quer.


            7- IMAGINAR -> Ir além do horizonte, tentar sonhar com algo que traga a felicidade, imaginar, de repente até fantasiar...Que seria de nós, se não sonhássemos? Mas sempre com as pontas dos pés fixos em algum lugar.


            8- VALORIZAR-> Dar sentido para tudo o que está ao redor. Valorizar cada gesto, cada sorriso, cada ato de amor, cada pessoa que está sempre oferecendo o seu ombro, o lenço para enxugar as lágrimas...


            9- SENSIBILIZAR -> Este sentimento torna a pessoa mais humana, mais solidária, mais GENTE. Não se deixar levar pelo materialismo, pela frieza das máquinas, pela indiferença do sistema. Charles Kiefer já disse: “O pior homem do mundo é o indiferente, porque o seu coração é um deserto e no deserto não nascem flores”.


           10- AGRADECER -> Antes de tudo, agradecer pela VIDA, pela família, pelo simples fato de poder levantar todo dia sem precisar da ajuda de alguém. Por ter todos os órgãos de sentido funcionando: visão, olfato, audição, paladar e tato.


           11- RECOMEÇAR -> Hoje não deu certo, não conseguiu o que queria, brigou com alguém, perdeu o ônibus, furou o pneu do carro... Pare, pense e reflita. Amanhã será outro dia, o sol vai surgir brilhante e para todos. Levante a cabeça. É hora de RECOMEÇAR, de fazer tudo outra vez, porém de maneira diferente.




(Foto: Reprodução/Internet)



Compartilhe esta coluna em suas redes sociais