Coluna Circulando e a política atual.

A escolha.

Ana Maria Leal
Julho 21/ 2020

Em entrevista para a Rádio Gazeta o presidente do MDB em Carazinho disse que será intensificado nessa semana o trabalho focado em definir o nome de quem será o vice para disputar a reeleição do prefeito Milton Schmitz em 15 de novembro.

Essas tratativas já estão encaminhadas, conforme Jorge Dutra.

''Já temos algumas negociações há dias, feitas por um grupo de 8 notáveis atuantes, estão negociando com partidos que estão hoje na base, que se manifestaram que vão continuar, o PSB, PTB, a gente tem conversado muito''.

Jorge também disse que esse vice poderá ser do próprio MDB, numa chapa pura, ou de outro desses partidos.

O PTB, um dos aliados, foi até o MDB apresentando um nome para vice, além de proposta de governo.

''Houve uma conversa preliminar com o PTB. O PTB  trouxe um nome, mas não seria uma imposição, e cito a grandeza do presidente Moreira que disse não querer furar a fila, pois o partido chegou depois, mas todos os partidos tem suas ambições''.

E continuou.

''Com esse novo período político se ganhou um tempo a mais pra montar e ter essa discussão, se tem um prazo maior, mais amplo, depende de algumas propostas, estamos escutando todos os partidos, principalmente da base. Se escutou outros que tiveram, entre aspas, alguma negociação com o MDB, alguns estão tomando seu rumo, é normal na época eleitoral''.

Jorge não quis falar em nomes especulados para essa posição de vice, porque disse que isso poderia criar uma falsa expectativa, e muitos tem essa pretensão.

''Vários nomes estão sendo discutidos. Nossa cúpula tem estudado, tanto pessoas do MDB, a gente nunca descarta amanhã fazer uma chapa pura, mas tem respeito pelas coligações e pelos nomes que nos tem sido enviados, conversado, mas deixar bem claro que todo prefeito tem um vice da confiança dele, provavelmente um vice que está pode ser candidato a prefeito futuramente, tem esse cuidado de quando oferecer um nome, que tenha essa sintonia com o prefeito que está do momento, sintonia de construção, de continuação de um governo''.

O MDB cogita uma pesquisa, mais para a frente, para saber que nome seria esse.

Nos bastidores, dizem que essa pesquisa, para consumo interno, já vem sendo feita.




 

 

 

Compartilhe esta coluna em suas redes sociais