Português e Literatura

Aproveitar o momento presente

Maria Solange
Junho 14/ 2020

Como não sabemos nada do que acontecerá amanhã nem como será a vida depois desta pandemia, aproveitemos o dia de hoje, para contemplar as maravilhas que há à nossa volta. Hoje, vou postar um texto que fiz há dez anos, na época em que publiquei o meu livro Prosa Poética, mas que parece ter sido escrito hoje, devido à situação real pela qual estamos vivendo.

                                Aproveitar o momento presente

               Segundo uma pesquisa, as pessoas vivem 60% de sua vida em função do passado, 30% pensando no futuro, e apenas 10% vivem o presente que, por ironia do destino, é o real, o verdadeiro, o mais presente. E por que isso?

               Recordar o passado significa viver duas vezes. Se esse passado foi bom, recordar faz bem, renova as esperanças, alivia as tensões, ameniza a alma. No entanto, essas lembranças nos levam a fazer comparações e, muitas vezes, transportam-nos a um mundo imaginário, diferente daquele em que vivemos, e isso faz com que esqueçamos de aproveitar o momento presente em função de que o momento passado parece-nos mais real. Só que o que não devemos esquecer é que o passado não volta mais e mesmo que voltasse, já não seria mais o mesmo, seria diferente, pelo simples fato de que cada momento é único e singular.

              Aproveitar o momento presente deve ser a meta maior de nossa vida. Podemos até pensar no futuro, mas se vivermos em função dele, corremos o risco de não percebermos aquilo de mais real e concreto que existe a nossa volta. Pois cada dia que amanhece é uma esperança que renasce. O brilho do sol, o azul do céu, o perfume da flor, o gostoso ar da manhã, tudo isso é motivo para nós nos sentirmos bem. 

              Basta aprendermos a olhar essas pequenas coisas que nos rodeiam diariamente para nos sentirmos felizes e agradecermos a Deus pela VIDA que temos. Não nos deixemos perturbar pelas recordações do passado nem pela incerteza do amanhã. Deixemos para nos preocupar quando chegar a hora. Por que nos "pré-ocupar" antes da hora? Por que ocupar o nosso precioso tempo com coisas que, de repente, podem até não  acontecerem?

            Aproveitemos o dia de hoje. Estendamos a nossa mão a quem está ao nosso lado. Vivamos em PAZ com nós mesmos para podermos estar de bem com o mundo que nos cerca. Talvez seja por pensarem muito no futuro que estão acontecendo tantos desencontros e tantos desentendimentos. 

           Paremos um pouco as nossas atividades. Reflitamos com o coração. Deixemo-nos envolver pela emoção. Com certeza, perceberemos que este momento é o mais importante, por isso merece ser vivido com intensidade. Lembremo-nos sempre do que dizia Cecília Meireles no seu texto A Arte de ser Feliz:  “Quando falo dessas pequenas felicidades que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros dizem que só existem  diante de minhas janelas, e outros, finamente, dizem que é preciso aprender a olhar para poder vê-las assim”.



(Foto: Divulgação)





          

Compartilhe esta coluna em suas redes sociais