Português e Literatura

Nesta quarentena, o que fazer em casa ?

Maria Solange
Maio 29/ 2020

Não está sendo nada fácil ficar em casa com nossos filhos, ajudando-os nas tarefas online, muitas vezes, sem entender aquele conteúdo ou atividade que está sendo solicitada. Eu não tenho mais filhos pequenos, mas tenho netos que estão muito angustiados, não sabendo como  resolver as questões que os professores solicitam. 

Como sou professora, eu entendo muito bem esta angústia, porque também estou me desafiando em preparar aulas para trabalhar no Google Meet e agora, com o Classroom. Estou procurando, na medida do possível, trabalhar mais a parte escrita (produção textual), a leitura com  compreensão, interpretação, vocabulário, comentário (opinião pessoal fundamentada). 

Lendo e ouvindo muitos comentários, assistindo a Lives que procuram nos auxiliar, fiz uma seleção de atividades que nós, professores e pais, podemos trabalhar em casa com nossos filhos, netos e / ou  alunos. 

            1 -> Organizar um horário para fazer as atividades de escola durante a semana. 

            2 -> Deixar o sábado e o domingo livres para o descanso, o lazer, o fazer o que quiser.

            3 -> Priorizar a LEITURA de formas diferentes: 

- livro (escolher um livro e ler em conjunto, cada dia, um da família lê um capitulo ou parte);

- jornal ( um escolhe uma notícia ou uma crônica e lê em voz alta para depois falar sobre o que leu);

- poesia ( cada um da família escolhe um poema e prepara-o para recitar com expressão); 

- preparar palavras ou expressões do dia a dia para SOLETRAR, por exemplo: pandemia, coronavírus, consciência... isolamento social, álcool em gel, fique em casa...

            4 -> Fazer a brincadeira do STOP ( tão usada tempos atrás, quando não havia celular, Netflix). Fazer em forma de colunas: cidade, estado ou país, flor, fruta, carro, cor, pessoa sentimento... por exemplo: Com a letra “A” na sequência -> Alegrete; açucena; abacate; Corsa; amarelo; Adriana, amor...

             5 -> Exercitar a memória com a formação de palavras com as letras de uma palavra-chave, por exemplo: FELICIDADE -> cidade, idade, cadê, dele, Eli, fé, lida, daí, Ieda, fã, fila, fale ... Marca um tempo e ganha quem conseguir formar o maior número de palavras existentes. Nada de inventar palavras. Pode colocar acento ou til.

            6 -> Fazer PANTOMIMA de nomes de filmes, séries, livros, músicas, novelas... É uma atividade prazerosa, divertida, você exercita a expressão corporal e gestual.

            7 -> E agora, uma atividade de MATEMÁTICA: aquela dos Meninos Gênios do programa do Luciano Huck com expressões matemáticas de adição, subtração, multiplicação e divisão com rapidez. Ex.: 5 x 7 + 12 - 13 = 34 (inicia com números baixo e depois vai aumentando a dificuldade, conforme o público da casa. Ah, não esquece que tem que cronometrar e não pode usar papel nem lápis, só “de cabeça”, ou seja, mentalmente).

            8 -> Aqui vão algumas sugestões de livros para fazer as leituras com a família:

a- É tarde para saber -> de Josué Guimarães (romance)

b- Quem diria que viver ia dar nisso -> de Martha Medeiros (crônicas)

c- Um carinho na alma -> de Bráulio Bessa (poesia)

d- Portal do Sol Poente -> de Anair Weirich (poesia)

e- O Pequeno Príncipe -> de Antoine de Saint-Exupéri  (obra clássica de literatura infantil)




(Foto: Divulgação)


Compartilhe esta coluna em suas redes sociais