Português e Literatura

Como continuar trabalhando o Português fora da sala de aula?

Maria Solange
Abril 23/ 2020

               Como o objetivo principal da Língua Portuguesa é o ler, o escrever e o expressar-se corretamente, para nós, professores desta disciplina, temos que priorizar o que será trabalhado, visando a este objetivo. Pelo menos, eu estou tentando, por meio de atividades, fazer com que o meu aluno leia, interprete, escreva e exercite a oralidade.

               Eu , como professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, estou enviando para os meus alunos atividades que priorizam a leitura, a escrita e a expressão oral. De que maneira? Vou resumir aqui em forma de cinco itens:

               1º -> Como são enviadas atividades de interpretação, compreensão e vocabulário, solicito que leiam (duas ou três vezes) cada texto, cada questão, cada alternativa para depois responder. Ao lerem, destacar o que é importante, circular o que a questão está pedindo.

               2º -> Organizar um horário para fazer as redações. Ler, pesquisar, assistir a documentários para depois ordenar as ideias para escrever a redação, que sempre é de cunho dissertativo-argumentativo. Tentar descobrir uma proposta de intervenção viável para tentar minimizar o problema em questão, sem esquecer de citar as fontes de onde retirou as informações. Usar da empatia para expressar o que faria, caso a responsabilidade lhe coubesse.

              3º -> Quando estiver fazendo as leituras, se encontrar palavras desconhecidas, procurar o significado em dicionário ou no Google para não ficar em dúvida. Porque em muitos casos, o não saber o significado da palavra dificulta a compreensão das ideias. Isso sem falar que a maioria das palavras são empregadas no sentido conotativo, ou seja, vão depender do contexto onde estão inseridas. Por isso, não tenha preguiça. Afinal, agora tempo você tem, e muito.

              4º -> Fazer resenhas (resumo com comentário) de livros lidos, e filmes ou séries assistidas para depois, quando retornar às aulas, fazer uma mesa-redonda para falar sobre o que leu e/ou assistiu. Nesta atividade, pratica-se a oratória, a expressão oral. Inclusive, nesta atividade, o professor deve ser o primeiro a cumprir com a tarefa.

              5º -> Fazer um relato diário de coisas, fatos, situações, com as quais você aprendeu e está aprendendo nestes dias de confinamento. Esse aprendizado não precisa ser só em termos de escola, mas também de vida em família, de como está se sentindo longe dos amigos, dos colegas, das festas, das viagens...



(Foto: Divulgação/ Nova Escola)



Compartilhe esta coluna em suas redes sociais