Português e Literatura

Proposta de intervenção para temas polêmicos

Maria Solange
Abril 06/ 2020

Nesta semana, preparei uma atividade que acredito que vai ajudar a esquecer um pouco esse vírus e direcionar a nossa atenção para outros problemas que também afetam a nossa integridade física e mental.

Uma das competências  cobradas na Redação do ENEM é a formulação de propostas de intervenção para tentar atenuar ou minimizar o problema em questão. E essa proposta deve vir com a maneira de agir bem como o agente da ação e ter viabilidade para ser executada.

Outro fator importante é não atribuir a responsabilidade ao governo tampouco desrespeitar os direitos humanos. Porque, na maioria dos casos, a responsabilidade é de cada cidadão, de  cada família.

Vejamos como um exemplo prático o assunto sobre a “Violência no Trânsito Brasileiro”. Leis para dirigir existem, sinais de trânsito também. Multas vultosas são atribuídas, constantemente, aos infratores. Campanhas de conscientização são feitas anualmente, inclusive, com imagens de graves acidentes. Alertas são feitos pelas mídias quase que diariamente e, em especial, em início de feriadões, férias, grandes eventos. Mas nada disso adianta. 

Cada vez mais acontecem barbaridades. Motoristas dirigindo embriagados, sem habilitação, menores ao volante, motoristas que se consideram “o máximo” no volante, não respeitam sinais, pedestres nem outros motoristas ... enfim, deixando famílias inteiras em desespero. E agora, eu pergunto o que está faltando fazer? O que o motorista precisa saber para não cometer essas atrocidades? O que leva uma pessoa a dirigir nessas condições? 

São muitos os questionamentos. Tantos que as autoridades não sabem mais o que fazer para resolver este problema gravíssimo que acontece quase que diariamente. É agora, então que vem  a proposta de intervenção, ou seja, você que está se preparando para o ENEM, qual seria uma possível sugestão para resolver ou amenizar este problema que, até o momento, parece não ter solução? E a quem compete a viabilidade da prática da proposta? E como fazer para dar resultado positivo? Vamos pensar, refletir e buscar uma possível solução.

E para exercitar mais esta capacidade de elaborar propostas de intervenção, eis alguns temas atuais que também parecem sem resolução:


                              1º -> Gravidez na adolescência 

                              2º -> Legalização do aborto

                              3º -> Proibição de bebidas alcoólicas a menores 

                              4º -> Voto obrigatório ou facultativo 

                              5º -> Desarmar a população 


Aproveitem esta quarentena para ler, buscar informações, assistir a documentários que falem sobre esses assuntos acima, e procurem elaborar uma proposta de intervenção para cada um, a fim de resolver o problema. Quem sabe a solução está mais perto de nós do que imaginamos! Vale tentar!




(Foto: Divulgação)






Compartilhe esta coluna em suas redes sociais