Português e Literarura

Grupos de palavras que merecem atenção...

Maria Solange
Fevereiro 28/ 2020

 Há alguns grupos de palavras que usamos frequentemente que precisam ser retomados. Selecionei alguns para relembrarmos, principalmente agora que estamos iniciando um novo ano letivo. 

1->ONDE e AONDE -> ''onde'' - usa-se para indicar lugar fixo (Onde você colocou o material? A casa onde moro é alugada.); ''aonde'' - usa-se para indicar movimento (Aonde você foi ontem? Aonde eu vou, não interessa a ninguém.)


 2-> MAU e MAL -> ''mau'' = ruim; contrário de ''bom'' (Ele possui um mau caráter. Ele teve um mau desempenho nas provas.); ''mal'' = não estar bem; contrário de ''bem'' (Ele teve um mal súbito. Ele agiu muito mal.).


3-> SENÃO e SE NÃO -> ''senão'' = do contrário, exceto (Não insista, senão ele pode zangar-se. Ele nada fez, senão atrapalhar.) ; ''se  não'' = caso não (Se não chover, viajarei. Ele só participaria, se  não tivesse outra opção.)  


4- HÁ e A -> ''há'' - quando indicar passado (Há pouco ele chegou. Há dias que não chove.) ; ''a'' - quando indicar futuro (Daqui a pouco, ele sairá. Ele só viajará daqui a três dias.)  


5- AFIM e A  FIM ->  ''afim'' = afinidade ( O genro é um parente afim. Temos interesses afins.) ; ''a  fim'' = finalidade (Estou a fim de ler um livro. Ele não estava a fim de  sair de casa.)      


 6- AO  NÍVEL DE  e A  NÍVEL DE -> ''ao nível de'' = à mesma altura (A lancha estava ao nível do mar. Ela já está ao nível da sua mestra.); ''em nível de'' = hierarquia (Os jogos são em nível estadual. O concurso será em nível  nacional.)


7- MAS e MAIS -> ''mas'' = porém (Ele saiu, mas voltou logo. Estudei para o concurso, mas não passei.); ''mais'' = advérbio de intensidade (Você precisa estudar  mais. Preste mais atenção às aulas.)


8- A  PAR e AO  PAR ->  ''a  par'' = estar ciente (Estou a par dos fatos. Ele sempre fica a par de tudo o que acontece.); ''ao par'' = no mesmo valor em negociata (Na troca do carro, eles ficaram ao par. A moeda brasileira não está ao par da moeda argentina.)


9- TRAZ e TRÁS -> ''traz'' = verbo trazer (O menino sempre traz o material em dia.); ''trás''= preposição ( Ele ficou para trás. O menino estava por trás daquela encrenca.)


10- EM  PRINCÍPIO - A  PRINCÍPIO  e  POR  PRINCÍPIO -> ''em princípio'' = no geral, antes de tudo (Em princípio, todos acreditam em Deus.); ''a princípio'' = no início ( A princípio, eu irei com você ao cinema.) ; "por princípio'' = por convicção (Ela é uma pessoa que age por princípio.)


 11- AO INVÉS DE e EM VEZ DE -> ''ao invés de'' = do contrário (Ao invés do que previu a meteorologia, choveu bastante.) ; ''em vez de'' = no lugar de (Em vez de usar a blusa branca, ela usou a vermelha.)                  



Compartilhe esta coluna em suas redes sociais