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Dicas para uma gestão eficiente de Salão de Beleza e Estética

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Fevereiro 03/ 2020

Para se ter um negócio na área da beleza que seja rentável e que traga aos profissionais ganhos e realizações nessa área são necessárias a técnica e a qualificação, mas também é de extrema importância entender de gestão administrativa para gerir esse segmento, que é um dos mais promissores em nosso país.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), nos últimos cinco anos o mercado de estética cresceu 567% no Brasil. Atualmente, o Brasil tem 480 mil profissionais na área da beleza, sendo o terceiro país com maior mercado de estética do mundo. Se você é profissional desse setor, você pertence a um segmento que está em constante crescimento e que hoje vem ganhando muito espaço na nossa economia. Mas para que seu negócio cresça e tenha longevidade, você necessita implantar uma gestão eficiente. Preste atenção nessas dicas que vão lhe ajudar a administrar com eficiência esse grande negócio:

- Marketing Pessoal: você é a sua marca, portanto fique atento aos aspectos como a sua postura, a forma que trata seus clientes, a comunicação, a sua apresentação pessoal e o que você veste. Essas características irão formar os elementos para compor a sua marca pessoal.

-Redes Sociais: atualmente é uma das ferramentas mais poderosas e eficientes para atrair clientes para seu negócio. Observe alguns pontos que irão atrair muitos clientes ao seu salão ou estética: escolha uma rede social que seu cliente mais acompanha e esteja presente; entregue a ele conteúdo como vídeos, postagens com dicas e podcasts; crie e gere conteúdo para as pessoas como forma de atraí-los e convertê-los em clientes; faça excelentes fotos para chamar a atenção do seu público; invista em um perfil nas redes sociais atrativo e nunca o deixe sem respostas; se você ofertou a seus clientes por meio das redes sociais canais de comunicação (Direct, Messenger, WhatsApp), mantenha sempre o contato.

-Atualização: atualizar-se e acompanhar tendências o tornam um profissional diferenciado no mercado, além de agregar grande valor ao seu negócio.

-Segurança: fique atento a legislação e as normas sanitárias, a limpeza do ambiente e o uso de equipamentos corretos trazem segurança aos clientes e aos profissionais.

-Finanças: nunca misture suas despesas pessoais com as despesas do seu negócio. Utilize a ferramenta do fluxo de caixa para fazer essa separação, registre todas as entradas e saídas e atualize diariamente as informações. Com essa ferramenta básica, você consegue se projetar para futuros investimentos e analisar diariamente a evolução do seu negócio.

-Atendimento e fidelização: o atendimento é o primeiro contato do cliente com a empresa. Atualmente, os clientes querem vivenciar experiências de compra e quando deixamos nossos clientes fazerem isso não estamos apenas ganhando clientes, mas sim ganhando grandes fãs da nossa marca. Desperte em seu cliente experiências únicas. Pequenas atitudes e ações fidelizam e retém clientes, como: oferecer um ambiente de espera adequado, cumprir com agenda corretamente, não deixar cliente esperando, dar atenção a todos sem predileções, respeitar o estilo de cada um e permitir que ele experimente novos produtos, como novas maquiagens que realçam ainda mais a beleza e a singularidade de cada um.

-Equipe: os seus colaboradores devem ser conhecedores da sua missão e visão de negócio, pois juntos irão desenvolvê-lo. É necessário encontrar pessoas dispostas a oferecer aos clientes o que você idealizou para a sua empresa. Todos devem estar colaborando para o sucesso e o crescimento dela.

Colocando em prática essas dicas você vai alcançar inúmeros resultados positivos, ganhando ainda mais presença nesse mercado, se diferenciando de seus concorrentes e conquistando ainda mais a confiança e o reconhecimento de seus clientes.


Camila Matheus Camejo - Professora do Senac Carazinho



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