Historiador

2ª Cavalgada Intermunicipal de Carazinho

Adari Ecker
Janeiro 28/ 2020



Neste final de semana (24, 25 e 26/01/2010) foi realizada a 2ª Cavalgada Intermunicipal de Carazinho, comemorativa aos 89 anos de emancipação político-administrativa do município. A promoção foi do Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros da Vereda das Tropas, com o apoio do Município, Rações Bagetti, Darci Kroetz, Tarcísio Kroetz, Paulo Vargas da Silva, Irmão Armelindo (La Salle), Ademar Correa da Silva (Nico), Vereador Tenente Costa, Tenente Perez, Maiquel Ecker, Camisas Dom Arthur, Jacó Dannenhauer, Ivone Castro, Rodrigo Feldmann, Mânica Seguros, Gelson Stürmer, Hugo Mariani Filho, Adari Francisco Ecker, Supermercado Economia, Roberto José Hartmann, Paulo Pagno e Roque Bertuol.  

A cavalgada teve a seguinte programação:

DIA 24/01/2020 – SEXTA-FEIRA – Recepção aos cavaleiros e equipes de apoio no Centro de Eventos La Salle, Rua Sergipe n° 655, Bairro Oriental, Carazinho-RS. 


Vista aérea dos cavaleiros no Centro de Eventos La Salle


Às 20h aconteceu a abertura oficial conduzida pelo Patrão do Grupo Vereda das Tropas, Roberto José Hartmann, que deu as boas-vindas aos visitantes e deferiu a palavra para:

- Verceli Oliveira, presidente da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul;

- Deoclécio Wolff, Coordenador de cavalgadas da 7ª Região do MTG;

- Turíbio dos Santos, Coordenador do CMTG – Carazinho;

- Pedro Américo Messeschmidt, Conselheiro da 7ª Região Tradicionalista. 

Todos os oradores enalteceram a inciativa do resgate histórico e cultural e do aniversário de Carazinho por meio da realização da cavalgada e em especial a escolha do local para a concentração, bem como a acolhida dos organizadores. Também prestigiou a abertura da cavalgada o Vice Coordenador do CMTG Sr. Paulo André Mariano.

Logo em seguida foi servida a Janta e depois iniciada uma tertúlia livre comandada pelo artista José Américo Show.


Aspecto do início da cavalgada no Centro de Eventos La Salle.


O presidente da Ordem dos Cavaleiros do Estado, Verceli Oliveira (à esquerda) e o Coordenador de Cavalgadas da 7ª RT do MTG, Deoclécio Wolff (à direita) prestigiaram a 2ª Cavalgada Intermunicipal de Carazinho.


Nelson Sanini e sua filinha participando da cavalgada.


DIA 25/01/2020 – SÁBADO – 7h café. 8h e 30min – Teve início a Cavalgada saindo do Centro de Eventos La Salle passando pelas Ruas Sergipe, Mato Grosso, Ceará, Av. Flores da Cunha, Trevo do Baixinho, Estrada Velha para Passo Fundo onde os cavaleiros passaram em frente do silo da Empresa Roos e silo da COTRIJAL e seguiram até a sede da Propriedade do Sr. Ivanor Toso e de lá à esquerda, pela estrada vicinal ao lado do Parque Municipal Dr. João Alberto Xavier da Cruz até a propriedade do Sr. Jacinto Sphor e após pela estrada que passa no interior do parque até a gruta de São Pedro, onde o idealizador da mesma Sr. Pedro Américo Messerschmidt recepcionou os cavaleiros e liderou orações ao Padroeiro do Rio Grande do Sul. Em seguida os cavaleiros visitaram o Santuário Santa Rita onde houve uma parada para descanso e em ato contínuo uma palestra proferida pela Dra. Aline Schuh, que falou sobre a origem do Parque Municipal Dr. João Alberto Xavier da Cruz e as atividade de preservação e de pesquisas lá desenvolvidas. 

Após a cavalgada prosseguiu pela estrada de Carazinho à Bela Vista, até a sede da Granja Capão do Leão, onde foi recepcionada pelo Dr. Luiz Fernando Pasquetti. Ao meio dia foi servido o almoço preparado por Roberto José Hartmann e Tenente Peres. 

Às 15h e 30min a cavalgada retornou à Carazinho pela estrada de Bela Vista até o Centro de Eventos La Salle.

Antes do jantar os cavaleiros receberam a visita da nova Coordenadora da 7ª RT do MTG, Sra. Vanderléa Belegante Nervo, que se manifestou informando sobre os projetos da 7ª Região Tradicionalista. Ela também parabenizou o Grupo Vereda das Tropas pela iniciativa e pelo desprendimento na organização da Cavalgada. Às 20h e 30min foi servida a janta e posteriormente aconteceu uma tertúlia livre comandada pelo músico José Américo Show e depois o pouso.

DIA 26/01/2020 – DOMINGO – As 8h e 30min teve prosseguimento a Cavalgada passando pela Ruas Sergipe, Mato Grosso e Ceará até a rótula de acesso à Avenida e pela Flores da Cunha até a Praça Albino Hillebrand, com paradas em frente ao Museu Olívio Otto, Prefeitura Municipal, Paróquia Nosso Senhor Bom Jesus, Biblioteca Pública Municipal Dr. Guilherme Schultz Filho, Avenida Pátria (antiga Rua das Tropas) onde foram lidos históricos destes locais públicos de Carazinho. 

HOMENAFGEM PÓSTUMA À ANACLETO BERTUOL

Depois a cavalgada seguiu até a Funerária Adam onde estava sendo velado o corpo do Sr. Anacleto Bertuol, pai do Cavaleiro Roque Bertuol, sócio do Grupo Vereda das Tropas. Lá os cavaleiros prestaram homenagem ao falecido e aos familiares. Foi apresentada uma pajada (poesia improvisada), pelo Cavaleiro Vitor Lírio, de Santa Bárbara do Sul e as orações foram conduzidas pelo Cavaleiro Jorge Bernardo de Quadros, de Não-Me-Toque.

Após a cavalgada prosseguiu pela Av. Pátria (antiga Rua das Tropas), Ruas 13 de maio, 24 de Janeiro, Marcilio Dias e Dona Júlia onde foi lido o histórico da fundação da Colônia Dona Júlia, iniciada em 1912. Após seguiu pelas Ruas Silveira Martins, Uruguai, Antônio José Barlette, Av. Flores da Cunha, Rótula de acesso à oriental, ruas Ceará Mato Grosso e Sergipe até Centro de Eventos La Salle.

O percurso da cavalgada foi de 35km. Participaram 80 cavaleiros e 20 pessoas no apoio. Onze entidades tradicionalistas se fizeram representar, são elas: Grupo de Cavaleiros Vereda das Tropas, Grupo de Cavaleiros Desgarrados e Grupo de Cavaleiros Sentinelas do Pampa de Carazinho; Cabanha 44 de Colorado; Rancho Vô Emílio de Lagoa dos Três Cantos; Grupo Pé no Estribo de Panambi; Grupo Cavaleiros do Planalto Médio de Passo Fundo; Cavaleiros da Tradição de Não-Me-Toque; Grupo Sinuelo das Coxilhas de Santa Bárbara do Sul; Grupo AWM de Cavalgadas de Tio Hugo e CTG Rancho dos Tropeiros de Ibirubá. 

Às 11h e 30min o Patrão Roberto José Hartmann presidiu a cerimônia de entrega dos certificados e a entrega dos troféus às delegações participantes e agradeceu o apoio recebido. Em seguida foi servido o almoço e encerrada a cavalgada.


Compartilhe esta coluna em suas redes sociais