Literatura e Português

Continuação das propostas de intervenção...

Maria Solange
Outubro 14/ 2019

Dando prosseguimento às sugestões de propostas de intervenção para cada tema de Redação, eis as últimas sete ideias de propostas:

9º -> Liberdade de Expressão -> Cabe a cada um de nós desenvolver o sentimento da empatia, colocar-se no lugar do outro para ver como será a nossa reação. E lembrar sempre que a nossa liberdade termina onde começa a liberdade do outro. 

10º -> Redução da Maioridade Penal -> Temos que lembrar que o problema da violência geralmente começa na base, ou seja, na família. Então, temos que procurar alternativas que ajudem as nossas famílias a educarem melhor os seus filhos para eles se tornarem bons cidadãos. Assim, não será preciso castigá-los futuramente. Não adianta reduzir a maioridade penal, porque já se tem conhecimento de que adolescentes de 12 e 13 anos já atuam na criminalidade.

11º -> Empreendedorismo social -> Emprego há. O que não há são pessoas especializadas para exercerem tal atividade. Precisa-se, sim, de pessoas criativas, que façam coisas diferentes, que saiam da mesmice, e o empreendedorismo é uma alternativa viável, porém para pessoas que desejam o diferente, o inédito. Sendo assim, é possível ser um empreendedor auspicioso. 

12º -> Importância dos valores morais -> Cabe à família educar seus filhos dentro dos valores morais como respeito, ética, disciplina, cidadania, educação pelo exemplo. E também à escola no sentido de trazer à tona uma disciplina que prime pela educação moral e cívica, como havia antigamente. 

13º -> Arte como espelho da cultura nacional -> Estamos em pleno século 21 e tudo  está se inovando e renovando a cada dia que passa. Por isso, urge que valorizemos a nossa cultura por meio do desenvolvimento da ARTE em todos os sentidos. Só assim, conservaremos o nosso patrimônio cultural, tão importante para a História pessoal e universal.

14º -> Todos temos Opiniões -> Saber respeitar a opinião do outro é viver democraticamente, pois cada um pensa, age, se comporta de uma maneira diferente. Não podemos esperar que todos façam a mesma coisa como se houvesse um paradigma de comportamento. Podemos até não concordar com determinada situação, mas devemos, sim, respeitar. Afinal, nem os ''dedos da nossa mão são iguais'', por que quereríamos que todos pensassem ou agissem da mesma forma?

15º -> Influência do Mundo Digital nas Práticas de Leitura e Escrita -> Um item muito importante nessa questão do mundo digital é ter bem claro que a tecnologia veio para nos auxiliar e não para nos substituir. Temos que lembrar que o desenvolvimento da tecnologia é o resultado de uma pesquisa minuciosa de um estudioso que conseguiu, por meio dos livros escritos, a ideia de avançar nesta área. Logo, o processo de compreensão e interpretação só será facilitado se houver essa ligação entre o real e o virtual, ou seja, o mundo digital está aí para contribuir, ajudar na progressão das práticas de leitura e escrita. 



(Foto: Divulgação)




Compartilhe esta coluna em suas redes sociais