Português e Literatura

Possíveis temas da Redação do ENEM

Maria Solange
Setembro 18/ 2019

Por incrível que pareça, a prova do ENEM está chegando e com ela, a preocupação com o tema da Redação. Porque se sabe que o processo de Redação exige muito do candidato. Ele precisa ter elementos suficientes para construir um sentido que seja claro, preciso e convincente bem como usar uma argumentação que satisfaça a delimitação do tema. E isso inclui colocar em prática as normas gramaticais da língua, usar os elementos coesivos certos e ter bem claras as noções de como introduzir, desenvolver e concluir as ideias.

Para ajudá-lo nesta árdua tarefa, preparei quinze sugestões de possíveis temas que podem ser cobrados ou que, pelo menos, servirão de subsídio para desenvolver o assunto que será solicitado. Se tiver algum assunto que desconhece, procure se inteirar, lendo jornais e revistas, assistindo documentários, conversando com os amigos ou pessoas que você sabe que estão por dentro do assunto. Eis as sugestões:

               1ª -> O novo modelo de família no século 21 – hoje não se tem mais aquele modelo tradicional de família: pai – mãe – filhos.

               2ª-> O papel do homem nas mudanças climáticas do planeta – há quem afirme que não há mais solução para reverter esse quadro desastroso do desequilíbrio ambiental.

                3ª -> A valorização do esporte feminino no Brasil – aos poucos, a mulher está se destacando em diferentes modalidades esportivas.

                4ª-> A falta de empatia na sociedade atual – cada um está preocupado consigo mesmo, esquecendo o outro que está bem ao seu lado.

                5ª -> Ansiedade – depressão – suicídio – recentemente constatou-se um alto índice entre PMs do RS, assim como em jovens, idosos e até em crianças. 

                 6ª -> As dores do mundo – que sociedade estamos nos tornando? Vivemos fechados, alheios às atrocidades que estão acontecendo à nossa volta, considerando tudo isso “normal”.

                 7ª -> Crise na saúde – aumento das epidemias – negligência da família ou do governo? Epidemias que estavam erradicadas agora estão voltando a todo vapor: sarampo, meningite, caxumba... campanhas de vacinação que estão deixando a desejar.

                8ª -> Doação de órgãos – por que ainda há obstáculos para esse gesto de solidariedade? Por que ainda há pessoas que se negam a fazer a doação? 

                9ª -> "A lei garante liberdade de expressão, mas é legitimo publicar o que se pensa mesmo ferindo crenças alheias?" Até ponto a liberdade de expressão é viável? 

               10ª -> Redução da maioridade penal para a diminuição da violência no Brasil – resolveria o problema? Haveria outras alternativas para amenizar essa violência desmedida?

               11ª - Empreendedorismo social: é possível ? – seria a solução para o desemprego?

               12ª - Os valores morais e sua importância na sociedade – ética, cidadania, respeito...

               13ª -> A arte é espelho da cultura nacional: fazendo arte, o indivíduo projeta a cultura de seu povo – destaque para a criatividade, o diferente, o fugir da mesmice.

              14ª->  “Não é preciso zangar-se: todos nós temos as nossas opiniões” – RESPEITO, acima de tudo.

               15ª -> A influência do mundo digital nas práticas de leitura e escrita do brasileiro – até ponto a tecnologia influencia nesse processo de compreensão e interpretação?


Redação é o processo de escrever um texto, ou seja, de estruturar um discurso escrito. Para que ela consiga passar a mensagem que deseja, precisa ter elementos suficientes para construir um sentido. Isso inclui colocar em prática as normas gramaticais da língua e usar os conectivos certos para garantir que exista coesão entre as ideias apresentadas.

A argumentação da redação também tem que ser consistente. Mesmo sendo uma narrativa ou descrição, as ideias que você apresentar precisam estar de acordo umas com as outras, para que o texto faça sentido para quem lê.



(Foto: Divulgação)



Compartilhe esta coluna em suas redes sociais