Literatura e Português

Princípios básicos para o bom uso da Língua

Maria Solange
Setembro 02/ 2019

Frequentemente se lê sobre falar e escrever como necessidades do ser humano. Do ponto de vista acadêmico e profissional, por exemplo, são competências que podem garantir sucesso a muitas pessoas. Não pense que falar e escrever bem é apenas evitar erros ortográficos, empregar corretamente os sinais de pontuação, fazer a concordância das ideias. Falar e escrever bem exige um conhecimento maior do que está à nossa volta, saber argumentar, opinar com clareza e precisão, demonstrar que tem certeza do que está afirmando. 

E isso só se consegue com uma boa leitura diária, porque ela é uma das melhores estratégias para aprimorar a habilidade comunicativa, considerando que ler é uma forma de estarmos em contato com a norma culta da língua, praticando a gramática correta e enriquecendo o vocabulário. Ao longo da história da humanidade, o hábito de ler representa um sinal distintivo, de dignidade e saber. Não é por acaso que muitas pessoas se deixam fotografar tendo um livro nas mãos ou em uma mesa escrevendo um texto. 

Mesmo no mundo de hoje, informatizado, invadido por imagens, a leitura e a escrita ocupam um lugar de destaque, pois estão associadas ao desenvolvimento pessoal e ao status intelectual. Por isso mesmo, entre os principais benefícios para quem adquire o hábito da leitura e da escrita está a facilidade em obter sucesso profissional.

Tendo em vista essa necessidade de fazer um bom uso da Língua (tanto na leitura como na escrita) para a comunicação interpessoal, trabalhou-se com os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio La Salle essa temática, delimitando o assunto para eles analisarem e descobrirem quais são os princípios básicos de que se precisa para se conseguir sucesso, em especial, na comunicação interpessoal.

Observe o que alguns alunos destacaram em seus textos como itens importantes:

             -> ''...a vontade de se aprimorar na fala nativa é fundamental para falar corretamente e escrever um bom texto. É imprescindível saber se  posicionar e argumentar, principalmente, na fala para garantir a clareza...'' (Cecília Roesller)

            -> ''O bom uso da nossa Língua é feito a partir do momento em que começamos a  falar, quando utilizamos o diálogo para resolver um problema, para passar uma informação ou dar um recado. São atitudes simples que fazem com que a comunicação seja compreensível e isso se deve ao conhecimento que adquirimos por meio da leitura que fazemos à nossa volta''. (Larissa Maioki)

           -> ''...para se conseguir fazer o bom uso da Língua em nossa comunicação diária, devemos dominar o significado das palavras que falamos e escrevemos. E isso só se consegue por meio daquilo que se lê em jornais ou se assistiu na televisão''. (João Gabriel )

           ->'' É notório que tanto as escolas como as empresas devem utilizar um método mais prático para exigir um desempenho maior na hora da avaliação e na entrevista de emprego. Assim sendo, as pessoas devem caprichar mais na busca por uma comunicação de excelência''. (Cleiton Noetzold)

             -> ''Saber se comunicar nos dias atuais é a chave para abrir muitas portas. Saber se expressar e conversar com outras pessoas de maneira correta pode e vai proporcionar oportunidades, fazendo a diferença''. (Êmily Moura)

             ->?Devemos incentivar as pessoas a lerem livros, revistas, jornais, mas já dizia um certo Professor que antes  de incentivar os livros que são obrigatórios nas escolas, deve-se sim, incentivar o que elas gostam de ler, porque assim o resultado será mais significativo?. (Tiago Schallenberg)



(Foto: Divulgação)


Compartilhe esta coluna em suas redes sociais