Português e Literatura

O livro que marcou a minha vida

Maria Solange
Junho 27/ 2019

O livro ''Olhai os lírios do campo'' do escritor gaúcho Érico Veríssimo me chamou a atenção desde o título. Fiquei curiosa para saber o que tinha a ver os lírios com o assunto. E outro fator que me seduziu foram as cartas ( pois eu sempre gostei de escrever e receber cartas) que a personagem principal Olívia escreveu para Eugênio, seu  apaixonado, tentando lhe mostrar que existem coisas mais belas e mais importantes do que ter dinheiro, fama e sucesso. E tem uma parte escrita por ela em uma das cartas  que eu nunca esqueci. Ela diz o seguinte: ''Estive pensando muito na fúria com que os homens se atiram à caça do dinheiro.  É essa a causa principal dos dramas, das injustiças, da incompreensão da nossa época.  Eles esquecem o que têm de mais humano e sacrificam o que a vida lhes oferece de melhor: as relações de criatura para criatura.  De que serve construir arranha-céus se não há mais almas humanas para morar neles?'' Esta última frase, então, foi decisiva para marcar a minha vida.

Outro detalhe também interessante foi que a história é dividida em duas partes, sendo a primeira narrada em estilo flash-back, em que as memórias de Eugênio vêm à tona durante uma viagem que ele faz de uma cidadezinha no interior até Porto Alegre. Ele vai a Porto Alegre a pedido de Olívia que está doente em um hospital. No caminho, lembra-se de tudo o que lhe aconteceu, desde quando era criança e era humilhado por ser pobre, e o que fez para  chegar aonde chegou, muitas vezes, passando por cima dos sentimentos das pessoas, principalmente daquelas que mais o amavam, como é o caso da Olívia com quem teve uma filha, mas não a reconheceu na época.

E na segunda parte, após a morte de Olívia, ele rompe o casamento com Eunice, assume a filha Anamaria e passa a ser um médico de pobres, encontrando, então, a harmonia interior. Sua visão de mundo resume-se na solidariedade e na tentativa de criação de um mundo melhor, que era o que a Olívia sempre tentou mostrar-lhe, mas que infelizmente ele só descobriu e entendeu, depois que a perdeu para sempre.

Esta obra apresenta a história de um homem dividido entre o amor e  a ambição, a consciência e as alianças sociais. "Olhai os Lírios do Campo" é um convite à reflexão sobre os valores autênticos da vida. Ela deixa uma grande mensagem de coragem e amor para quem lê. É a visão inocente mais cheia de sabedoria que sempre foi minha esperança para o mundo. Mostrou que o personagem conseguiu encontrar a si mesmo, e com isso, ele pôde ajudar ao próximo. Quantos no mundo de hoje que precisam se encontrar para serem felizes? É uma boa pergunta que nos faz  parar e refletir.

Eis aí uma boa dica de leitura para este recesso escolar que se aproxima.



Compartilhe esta coluna em suas redes sociais