Literatura e Português

NÃO confundir RESENHA com RESUMO ou COMENTÁRIO

Maria Solange
Junho 03/ 2019

Resumo (sinopse) ->  é o relato sucinto de um texto original, detendo-se apenas nos aspectos principais com o objetivo de simplificar os pontos mais importantes.


Comentário (opinião) ->  é  um conjunto de observações que se fazem a respeito de um assunto, fato ou acontecimento.


Resenha ->  é uma produção textual, por meio da qual o autor faz uma breve apreciação, e uma descrição a respeito de acontecimentos culturais ou de obras, com o objetivo de apresentar o assunto em questão (de forma sintetizada) apontando, guiando e convidando o leitor (ou espectador) a conhecer tal objeto na íntegra. É uma espécie de mistura de resumo com comentário. 

 

Vejamos um exemplo dessas três técnicas, tendo em vista o livro ''Caminhando na Chuva'' de Charles Kiefer:

1-Resumo -> O livro ''Caminhando na Chuva'' do escritor gaúcho Charles Kiefer conta a história de um rapaz de nome Túlio que é pobre, de descendência alemã, que vive numa pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul. Com a literatura na alma e as palavras incrustadas em seu ser, escreve e conta a sua história. Da deliciosa infância, inspirada pelas histórias do avô, Túlio transpassa a adolescência e lembra seus dramas, medos, amores, sonhos, desilusões até encontrar Rosana, sua colega de aula, pela qual se apaixona, mas esse relacionamento não dá certo, porque ela é rica e tem um pai controlador que , mais tarde, manda a filha terminar os estudos em Porto Alegre.


2- Comentário -> Um dos livros de que eu mais gostei, porque o autor narra fatos do cotidiano, principalmente, do escolar, em que devido a um fato que ocorreu numa aula de Geografia fê-lo mudar de profissão, ou seja, até aquele momento, ele queria ser médico, aí depois passou a querer ser professor, porque ele iria ensinar a seus alunos que ''LER é importante, porque nos humaniza , nos emociona e nos comove. Quem tem coragem de chorar é porque está vivo, porque pulsa, porque vibra. Quem sabe chorar também sabe explodir de alegria. O pior homem do mundo é o indiferente, porque o seu coração é um deserto e no deserto não nascem flores. Acho que o coração do meu ex-professor de Geografia era um deserto''.


3- Resenha -> No livro ''Caminhando na chuva'' de Charles Kiefer, o personagem principal, Túlio, é filho único, mas nem por isso teve tudo o que sempre quis. Seu pai é caminhoneiro, sua mãe costureira, e são separados. Sendo pobre, Túlio percebe algumas limitações em sua infância e adolescência. Tímido, gosta de livros (há muitas referências em sua narração, incluindo Machado de Assis, Loyola Brandão, Proust, Graciliano Ramos), gosta de pescar, ouvir histórias de seu avô e admira as mulheres. Com capítulos curtos e apenas 113 páginas, o livro é tocante, parece que é a vida do próprio autor sendo contada para nós, talvez até durante um dia de chuva, dentro de uma sala aconchegante com a iluminação um pouco fraca. É mais um livro de memórias do personagem do que um narrador. Ele  cita Rosana aqui e ali, e quando finalmente nos apresenta, ela vai embora para Porto Alegre para terminar os estudos. E ele fica sozinho, triste e cheio de dúvidas, mas com a esperança de, um dia, encontrá-la e viverem a sua paixão, sem preconceitos, longe de tudo. 



(Foto: Divulgação)




Compartilhe esta coluna em suas redes sociais